AHRESP quer centros de testagem no Ano Novo e pede restrições equilibradas

A AHRESP alerta para o regresso das festas paralelas, defendendo a instalação de centros de testagem por todo o país, que funcionem também na passagem de ano.

Perante o aumento de casos que se estava a verificar, o Governo decidiu tornar obrigatória a apresentação de um teste negativo para entrar nas discotecas e bares, mesmo para quem está vacinado. A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal alerta que tal está a causar o regresso de festas paralelas sem controlo, pedindo que sejam instalados centros de testagem em todo o país, que funcionem também na passagem de ano. Além disso, associação apela a restrições “equilibradas”, tendo em conta a vacinação.

“A AHRESP tem tido conhecimento de vários problemas relacionados com a dificuldade de acesso aos testes para entrar em estabelecimentos de animação noturna, o que tem levado a muitas desistências por parte de potenciais clientes”, começa por sublinhar a associação, em comunicado. Desta forma, estão a voltar as “festas paralelas em locais não controlados, com as óbvias consequências ao nível pandémico”, notam.

A associação sublinha que a situação pode piorar no Ano Novo, pelo que “os centros de testagem devem ser implementados em todo o país”. As autarquias têm ajudado no processo, com vários municípios a pôr em funcionamento “estruturas estrategicamente colocadas junto aos estabelecimentos noturnos”, sendo que a AHRESP sinaliza que é “da maior relevância que estes centros funcionem na passagem de ano”.

Neste contexto, a associação defende também que as restrições devem ser “equilibradas”, tendo em conta que “com mais de 90% da população vacinada, a situação pandémica é hoje muito diferente do ano passado”. É necessário “aumentar a confiança das empresas e dos clientes”, salientam, bem como “compensar as empresas, ainda tão fragilizadas em sequência dos 20 meses de crise pandémica”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

AHRESP quer centros de testagem no Ano Novo e pede restrições equilibradas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião