Desemprego registado cai pelo oitavo mês consecutivo

Número de desempregados inscritos nos centros de emprego voltou a cair em novembro, pelo oitavo mês consecutivo, de acordo com dados do IEFP.

O número de desempregados inscritos no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) voltou a cair em novembro, pelo oitavo mês consecutivo, de acordo com dados do IEFP. Portugal tem 345.884 desempregados registados.

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego recuou 13,2% em novembro, em termos homólogos, e 1,6% face a outubro.“É a primeira vez, desde 2003, que se verificam oito descidas mensais consecutivas em cadeia do desemprego registado”, informou esta segunda-feira o IEFP.

Fonte: IEFP IEFP

A nível regional, no mês de novembro, o desemprego registado no país, em termos homólogos, diminuiu em todas as regiões, com destaque para as regiões do Algarve (-23,4%) e da região autónoma da Madeira (-23,9%). Face a outubro, o desemprego registado aumentou no Algarve (+28,5%) e nos Açores (+0,8%).

No que respeita à atividade económica de origem do desemprego, dos 293.346 desempregados que estavam inscritos como candidatos a novo emprego, nos Serviços de Emprego do Continente, 73,2% tinham trabalhado em atividades do setor dos serviços, com destaque para as atividades imobiliárias, administrativas e dos serviços de apoio (que representam 30,2% do total).

Daquele grupo, 19,6% eram provenientes do setor secundário, com relevo para a construção (6,1%), e 4,2% pertenciam ao setor agrícola.

O desemprego diminuiu, face ao mesmo mês de 2020, em todos os grandes setores: no agrícola (-11,6%), no secundário (-17,0%) e no terciário (-12,7%).

Por outro lado, as ofertas de emprego recebidas aumentaram 37,6% face a novembro de 2020, para 11.571 ofertas, mas caíram 10,2% quando comparadas com o mês de outubro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Desemprego registado cai pelo oitavo mês consecutivo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião