Portugueses vão gastar 398 euros em prendas de Natal

Neste Natal, três em cada dez portugueses fará compras exclusivamente online. Mais de metade dos portugueses compram as prendas em dezembro, conclui estudo do IPAM.

Neste Natal, os portugueses vão dedicar uma fatia maior do orçamento familiar às compras de presentes. Em média, as famílias estimam gastar 398 euros, o que reflete um aumento de 6,5% face ao ano passado (374 euros), concluiu um estudo do IPAM.

Os resultados apontam para um clima mais otimista face ao consumo, sendo o valor médio a gastar em compras de Natal este ano o segundo mais elevado desde o início deste estudo em 2009, de acordo com Mafalda Ferreira, docente do IPAM e coordenadora deste estudo.

29% dos inquiridos farão as compras exclusivamente online, face aos 30% registados no ano passado. 19% dos inquiridos opta por centros comerciais e 12% pelo comércio de rua.

O tipo de presente varia consoante a faixa etária. Para as crianças até aos 12 anos, as prendas preferidas serão brinquedos (47%), seguidas de roupas e sapatos (22%) e livros (6%). Para os adolescentes (entre os 12 e os 18 anos), a roupa/sapatos (29%), jogos eletrónicos (17%) e acessórios (12%) estão no topo das preferências.

Para os adultos, a opção mais escolhida para os presentes de Natal são roupa/sapatos (29%), seguida de acessórios (23%) e livros (17%).

Mais de metade dos inquiridos (59%) faz as compras durante o mês de dezembro e quem compra antecipadamente, fá-lo para evitar a concentração de pessoas e garantir a entrega atempada dos produtos comprados online.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugueses vão gastar 398 euros em prendas de Natal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião