Euronews tem “todas as garantias de independência” após compra por portugueses com ligações à Hungria

O CEO da Euronews diz ter "todas as garantias de independência", enquanto a Alpac realça que "preocupações sobre possível impacto" da aquisição na liberdade editorial da Euronews "são infundadas".

O CEO da Euronews garantiu que a aquisição de 88% do capital da empresa por parte da Alpac Capital não compromete a sua “independência editorial”, depois de as ligações indiretas de um dos sócios do fundo português ao primeiro-ministro da Hungria terem levantado dúvidas.

O fundo português Alpac Capital é controlado por Pedro Vargas David, filho do ex-eurodeputado Mário David, que é conselheiro político do primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, bem como por Luís Santos, filho do selecionador português Fernando Santos.

Quando questionado sobre as ligações da Alpac Capital à Hungria, o CEO da Euronews, Michael Peters, disse que apesar de Pedro Vargas David ter “ligações financeiras” à Hungria, está “100% certo de que os seus projetos financeiros nunca irão interferir com a Euronews“, avançou o Politico Europe. “Tenho todas as garantias de independência editorial”, concluiu Peters.

A convicção do CEO da Euronews foi apoiada por vários funcionários da Euronews, que disseram ao jornal que estavam confiantes que o novo proprietário não irá interferir na independência editorial após a conclusão do negócio no próximo ano.

Por sua vez, um porta-voz da Alpac Capital reagiu às dúvidas de independência, afirmando que “quaisquer preocupações sobre o possível impacto na liberdade editorial da Euronews são infundadas”.

Decidimos investir na Euronews porque acreditamos no seu enorme potencial e consideramo-lo um bem subvalorizado”, concluiu.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Euronews tem “todas as garantias de independência” após compra por portugueses com ligações à Hungria

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião