ASF nomeia Gracinda Guerreiro presidente do Júri de certificação de atuários

  • ECO Seguros
  • 27 Dezembro 2021

Foi nomeado um novo Júri para atribuir a exigente certificação dos atuários que as empresas de seguros devem nomear. Conheça o restrito grupo de 26 profissionais autorizados em Portugal.

A nova presidente do Júri que avalia os atuários de seguros será Gracinda Ribeiro, professora na Universidade Nova de Lisboa.

Gracinda Diogo Guerreiro é a nova presidente do Júri de certificação de atuários responsáveis de empresas de seguros, profissionais com que estas devem contar para, entre outras funções, determinar o valor dos prémios de seguros a cobrar, calcular as provisões que as seguradoras devem prever ou identificar os valores de solvência. São profissionais e autónomos e independentes e precisam de qualificação profissional certificada pela ASF. Para certificar um atuário de seguros o supervisor requer um parecer desse júri constituído por especialistas independentes ligados às ciências atuariais e composto por três especialistas designados pela ASF, um dos quais preside, um especialista designado pela Associação Portuguesa de Seguradores (APS) e um especialista designado por uma associação representativa da profissão atuarial, nomeadamente o Instituto dos Atuários Portugueses (IAP).

Este mês foram anunciadas novos membros para esse júri que será presidido por Gracinda Diogo Guerreiro e contará, como membros efetivos, com Sofia Gandiaga Frederico, Ana Rita Ramos Lopes, Jorge Miguel Ventura Bravo, Onofre Alves Simões e Agnieszka Izabella Bergel.

Todos os membros do júri dispõem de doutoramento, sendo Gracinda Guerreiro professora da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa – FCT NOVA em Matemática e Estatística. Para além destas áreas a profissão de atuário implica conhecimentos avançados em direito, economia e finanças.

Apenas 26 atuários podem exercer atividade em Portugal com qualificação profissional certificada pela ASF. Para os ramos Vida e Não Vida as empresas de seguros podem contar com Ana Maria Martins Pereira, Carla Sá Pereira, Félix de Jáuregui Sanz, Francisco Cuesta Aguilar, Pedro Ribeiro da Silva Gonçalves, Pedro Faria Benites, Snejina Malinova e Luis Rodrigues dos Santos.

Para o ramo Vida estão certificados Carla Teixeira Quinteiro, Carmen Pereira Oliveira, Filomena Ferreira Santos, José Paulo Rosário Alberto, Júlio Koch, Luca Inserra e Paulo Fernandes da Cruz.

Para ramos Não Vida a ASF atribui certificação a Ana Manuela Monteiro Rocha , José Manuel Rodríguez, José Manuel Garcia, Luís Maranhão Ferreira, Luisa Simões dos Santos, Maria de Lourdes Afonso, Maria do Carmo Marques Bandeira, Maria Teresa Caravina, Susana Morgado Correia, Vanda Mesquita Antunes e Walther Neuhaus.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

ASF nomeia Gracinda Guerreiro presidente do Júri de certificação de atuários

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião