Biden admite ser preciso “fazer mais e melhor” perante falta de testes

  • Lusa
  • 27 Dezembro 2021

O Presidente dos EUA reconhece que as filas para comprar ou fazer teste eram "muito longas" em alguns estados norte-americanos.

O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, admitiu esta segunda-feira que “é preciso fazer mais” para que os norte-americanos tenham acesso aos testes covid-19, depois de estes terem esgotado na maioria das farmácias do país antes do Natal.

“Vimos como foi difícil para algumas pessoas aceder aos testes este fim de semana e isso mostra que temos trabalho a fazer”, admitiu Biden durante uma reunião virtual com 25 dos 50 governadores do país, democratas e republicanos.

Tal como aconteceu noutros países, antes do fim de semana de Natal muitos norte-americanos foram a clínicas ou farmácias para fazerem teste à covid-19 e descobriram que não havia vagas disponíveis e que os testes de antigénio para fazer em casa tinham esgotado.

Na semana passada, Biden respondeu com aspereza a uma pergunta de um jornalista sobre a falta de testes, mas esta segunda reconheceu que as filas para comprar ou fazer teste eram “muito longas” em alguns estados e que “é preciso fazer mais” e “fazer melhor”.

Na semana passada, o Presidente delineou o que seria a estratégia dos EUA contra a variante Ómicron e anunciou que o seu governo vai distribuir auto-testes de antigénio, que serão gratuitos, a partir de janeiro.

A Ómicron já é a variante do coronavirus predominante nos Estados Unidos e é responsável por mais de 70% das infeções.

Os Estados Unidos continuam a ser um dos países mais atingidos pela pandemia, com mais de 816.000 mortes e 52,3 milhões de infeções desde março de 2020, segundo os dados da Universidade Johns Hopkins.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Biden admite ser preciso “fazer mais e melhor” perante falta de testes

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião