Nas notícias lá fora: Preços da luz, carros de luxo e Evergrande

  • ECO
  • 27 Dezembro 2021

Do Brasil à Europa, passando pelo Médio-Oriente, saiba quais são as notícias que estão a marcar o dia.

A semana arranca com a promessa do Governo espanhol de “monitorizar” os preços da luz no próximo ano, numa altura em que estes têm batido recordes. Ainda a marcar o dia está o anúncio feito pela Evergrande, que garante ter feito progressos na construção e entrega de habitações. Destaque ainda para o colapso de duas barragens na Bahia. O temporal que assola a região já fez 18 mortos.

Expansión

Governo espanhol promete “monitorizar” preços da luz em 2022

A ministra espanhola para a Transição Ecológica, Teresa Ribera, afirmou que “o Governo espanhol vai monitorizar o preço da eletricidade em 2022”. O Executivo liderado por Pedro Sánchez aponta que a pressão ascendente sobre os preços da luz, tanto em Espanha como no resto da Europa, pode durar meses, não havendo fim à vista. Além disso, por não existir “consenso suficiente”, foi excluída, por enquanto, uma reforma do sistema de preços regulados da eletricidade, o chamado PVPC (Voluntary Price for the Small Consumer). Nesse sentido, o Governo espanhol admite tomar novas medidas para proteger os consumidores mais vulneráveis e a indústria.

Leia a notícia completa no Expansión (acesso pago, conteúdo em espanhol)

Financial Times

Preços dos carros de luxo alemães batem recordes, mas produção está em queda

Os produtores de carros de luxo alemães beneficiaram de preços recorde em 2021, já que a escassez de semicondutores restringiu as cadeias de abastecimento de veículos para mercados chave, numa altura em que a se verificava uma retoma do consumo. A receita por veículo para a BMW, Audi e Mercedes aumentou, em média, cerca de 25% face a 2019, antes da pandemia. O aumento foi desencadeado pela inversão de décadas a produzir mais carros do que aqueles que a indústria vendia, o que levava os produtores a oferecer descontos e promoções para tentar escoar a produção excessiva.

Leia a notícia completa no Financial Times (acesso pago, conteúdo em inglês)

Reuters

Evergrande com progressos na construção e entrega de habitações

O Grupo Evergrande anunciou que fez um progresso nas obras de construção, com o presidente da instituição a prometer entregar 39.000 habitações ainda este mês de dezembro, em comparação com as menos de 10.000 entregues em cada um dos três meses anteriores. Hui Ka Yan, o presidente da empresa, enfatizou durante uma reunião no passado domingo que nenhum colaborador podia “ficar deitado”, apelando a que todos lutem dia e noite para que as vendas sejam retomadas e as dívidas pagas.

Leia a notícia completa na Reuters (acesso livre, conteúdo em inglês)

Haaretz

Israel autoriza uso do comprimido da Pfizer e encomenda milhares de doses

Israel autorizou para uso de emergência o Paxlovid, comprimido desenvolvido pela Pfizer para tratar a Covid-19, e já encomendou dezenas de milhares de doses para começar a administrar em pessoas infetadas. O primeiro carregamento deste medicamento deverá chegar na quarta-feira. A autoridade norte-americana da saúde aprovou na passada quarta-feira o uso do comprimido da Pfizer contra a Covid, o primeiro tratamento oral nos Estados Unidos para o combate à doença, que se espera que também seja eficaz contra a Ómicron. A 16 de dezembro, a Agência Europeia do Medicamento aprovou a possibilidade do Paxlovid ser usado em tratamento de pessoas que não estão ventiladas e em risco de desenvolver doença grave.

Leia a notícia completa no Haaretz (acesso livre, conteúdo em inglês)

Reuters

Duas barragens colapsam na Bahia e forçam evacuação de cidades

Duas barragens cederam na Bahia após semanas de chuvas intensas, aumentando o caudal dos rios já em máximos, provocando inundações nas várias cidades da região. A barragem de Igua, no rio Verruga, perto da cidade de Vitória da Conquista, no sul da Bahia, colapsou na noite de domingo, forçando as autoridades a evacuar os habitantes, sobretudo na cidade de Itambe. Uma segunda barragem também cedeu perante os níveis crescentes da água em Jussiape, a 100 quilómetros mais a norte, o que levou também à emissão de alertas para que os habitantes se deslocassem para locais mais seguros. O temporal já provocou 18 mortes e quase 20 mil pessoas ficaram desalojadas. Há 72 municípios em estado de emergência.

Leia a notícia completa na Reuters (acesso condicionado, conteúdo em inglês)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nas notícias lá fora: Preços da luz, carros de luxo e Evergrande

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião