Novobanco: PCP diz que há “intocáveis” que “conseguem sempre o que querem”

  • Lusa
  • 27 Dezembro 2021

"É uma demonstração de que o capital financeiro continua a determinar e que os governos têm servido de consola e de apoio aos seus objetivos", criticou Jerónimo de Sousa.

O secretário-geral do PCP criticou esta segunda-feira o Governo por voltar a injetar dinheiro no Novobanco após o bloqueio do Parlamento, considerando que isso prova que existem setores “intocáveis que conseguem sempre aquilo que querem”.

À margem de uma reunião com a Associação Cultural Moinho da Juventude, na Amadora (distrito de Lisboa), o líder comunista foi questionado sobre a notícia avançada pelo JN de que o Governo injetou 317 milhões de euros no Novobanco, mesmo depois de a Assembleia da República ter bloqueado a pretensão do executivo de reservar uma dotação de despesa no Orçamento para poder injetar mais dinheiro na instituição.

“Infelizmente é uma demonstração de que o capital financeiro continua a determinar e que os governos têm servido de consola e de apoio aos seus objetivos, particularmente objetivos que todos nós condenamos, criticamos e denunciamos”, afirmou Jerónimo de Sousa, salientando que “é de facto uma prova provada que há aqui uns intocáveis que conseguem sempre aquilo que querem”.

O secretário-geral do PCP lamentou que “quando se trata de regatear nos salários, nas pensões, nas reformas, no Serviço Nacional de Saúde nunca há dinheiro para nada” e apontou que se trata de um “problema da cumplicidade ou da passividade”.

Salientando que “o Governo tinha a consciência de que aquelas normas foram lá colocadas precisamente para servir de travão, de obstáculo”, Jerónimo apontou que “existiam comandos no Orçamento de 2021” que o Governo esteve “a contornar, a rodear e a conseguir uma facilidade” para o Novobanco por “portas e travessas”.

“Todos nós se calhar não percebemos bem os meandros muito tortuosos que existem para se conseguir isso, mas é um facto, facilidades, facilidades para o capital financeiro e sacrifícios, às vezes de uma forma escandalosa, para muitos e muitos portugueses”, criticou, mostrando-se convicto de que “o povo português registará com certeza isso”.

O Jornal de Notícias escreve esta segunda que o ministro das Finanças, João Leão, “fintou” o parlamento – que com uma maioria (BE, PSD, PCP e PAN) bloqueou a pretensão do Governo de reservar uma dotação de despesa no Orçamento para poder injetar mais dinheiro no Novo Banco – e acabou por injetar na instituição 317 milhões de euros.

De acordo com o JN, mesmo chumbado pelo parlamento, “em junho, o Novobanco recebeu 317 milhões de euros e, na semana passada, o resto que estava em dúvida, mais 112 milhões de euros”.

“No total os 429 milhões previamente acordados”, acrescenta o JN, esclarecendo que o dinheiro foi angariado com recurso a um sindicato bancário, depois foi vertido no Fundo de Resolução que injetou os milhões no Novobanco.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Novobanco: PCP diz que há “intocáveis” que “conseguem sempre o que querem”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião