Antigo bastonário considera impossível aguentar “avalanche” de pedidos de teste à Covid-19

  • ECO
  • 28 Dezembro 2021

Germano de Sousa considera que se tem assistido a uma "avalanche" de pedidos de testagem à Covid-19 que "não é possível aguentar", alertando para o mau uso dos testes antigénio.

A exigência de teste negativo ao SARS-CoV-2, que foi alargada desde 25 de dezembro, acentuou aquilo que, nas palavras do antigo bastonário da Ordem dos Médicos (OM), Germano de Sousa, se trata de uma “avalanche autêntica” de pedidos de testagem à Covid-19, que “não é possível aguentar”.

“Não há problema a nível de stock, mas há um enorme cansaço” entre os profissionais que realizam os testes, justificou o também administrador e fundador do grupo de laboratórios com o seu nome, em entrevista à Renascença. Germano de Sousa considera, aliás, ser necessário “conter um pouco a procura”, tendo em conta que a capacidade de testagem foi aumentada e “é já muito elevada”.

O antigo bastonário explica que “há cada vez mais pessoas que usam testes antigénio”, o que contribui para o aumento da procura, pois quem testar positivo num teste antigénio, quer confirmar com um teste PCR. No entanto, Germano de Sousa alerta para o facto de 30% dos resultados negativos nos antigénio serem falsos negativos, já que este tipo de teste não é usado apenas quando as pessoas têm sintomas, “que é quando têm boa sensibilidade”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Antigo bastonário considera impossível aguentar “avalanche” de pedidos de teste à Covid-19

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião