Avaliação bancária bate novo recorde de 1.272 euros por metro quadrado

O valor mediano a que a banca está a avaliar os imóveis para efeitos de concessão de crédito subiu para 1.272 euros por metro quadrado em novembro, o que significa um novo máximo histórico.

O valor a que os bancos avaliam os imóveis para efeitos de concessão de crédito à habitação voltou a subir em novembro, pelo terceiro mês consecutivo. De acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) publicados esta terça-feira, este indicador está nos 1.272 euros por metro quadrado. É o valor mais alto de sempre e corresponde a uma subida de 21 euros face a outubro.

Entre outubro e novembro, o valor mediano subiu 1,7%, com o maior aumento a registar-se no Centro e no Algarve (2,2% e 2,1%, respetivamente). Se a comparação for feita com novembro do ano passado, o valor médio das avaliações cresceu 11,2%, sendo que a variação mais intensa acontece na Área Metropolitana de Lisboa (11,1%) e a menor nos Açores (0,5%).

Valor Mediano de Avaliação Bancária de Habitação em novembro (euros/m2).INE

No mês em análise, o valor mediano de avaliação bancária de apartamentos foi 1.401 euros por metro quadrado, uma subida de 11,9% face ao período homólogo. Comparativamente a outubro, o valor de avaliação dos apartamentos subiu 1,2%, tendo a Região Autónoma dos Açores apresentado a maior subida (3,3%) e o Alentejo a única descida (-0,1%), destaca o INE.

Em particular, o valor mediano da avaliação para apartamentos T2 subiu dez euros, para 1.422 euros por metro quadrado, tendo os T3 subido 19 euros, para 1.248 euros por metro quadrado. No seu conjunto, estas tipologias representaram 80,3% das avaliações de apartamentos.

Já no que diz respeito a moradias, o valor mediano da avaliação bancária foi de 1.031 euros por metro quadrado, o que representa um acréscimo de 8,1% em relação a novembro de 2020. Face a outubro, o valor de avaliação das moradias aumentou 2,1%. O Algarve registou o aumento mais acentuado (6%) e também nesta tipologia a única descida aconteceu no Alentejo (-2,2%).

Valor Mediano de Avaliação Bancária das Moradias por Tipologia (Valores em euros/m2).INE

Comparando com outubro, os valores das moradias T2, T3 e T4 — tipologias responsáveis por 88,9% das avaliações — atingiram os 976 euros por metro quadrado (mais 20 euros), 1.019 euros por metro quadrado (mais 22 euros) e 1.092 euros por metro quadrado (mais 14 euros), respetivamente.

Só as Beiras estão abaixo da mediana nacional

O INE destaca que o Algarve, a Área Metropolitana de Lisboa, o Alentejo Litoral e a Região Autónoma da Madeira apresentaram valores de avaliação superiores à mediana do país (34%, 32%, 4%, e 1% respetivamente). Beiras e Serra da Estrela foi a região que apresentou o valor mais baixo em relação à mediana do país (-47%).

Em novembro foram realizadas 29.612 avaliações bancárias — 18.858 apartamentos e 10.754 moradias –, o que representa uma subida de 8,7% face ao mesmo período do ano passado. Em comparação com outubro, foram feitas mais 1.603 avaliações, o equivalente a uma subida de 5,7%.

Em outubro, a avaliação bancária também tinha subido, fixando-se nos 1.251 euros por metro quadrado. A última vez que este indicador cedeu foi em setembro de 2020, tendo o valor ficado semelhante a agosto de 2020.

(Notícia atualizada às 11h49 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Avaliação bancária bate novo recorde de 1.272 euros por metro quadrado

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião