Wall Street soma e segue na penúltima sessão de 2021

Após atingirem máximos na sessão anterior, os principais índices norte-americanos continuam a negociar no verde. Confirma-se assim o histórico tendencialmente positivo da última semana do ano.

Os índices norte-americanos abriram a penúltima sessão do ano em alta, após os máximos do S&P 500 e do Dow Jones registados na sessão anterior. A influenciar a negociação bolsista nesta quinta-feira podem estar os novos dados do mercado de trabalho, o qual continua a mostrar resiliência mesmo com a propagação da variante Ómicron.

O Dow Jones sobe 0,36%, para 36.618,29 pontos; o Nasdaq avança 0,06%, para 15.775,74 pontos; e o S&P 500 soma 0,15%, para 4.800,25 pontos.

A sessão desta quinta-feira é influenciada pelo número de novos pedidos de subsídio de desemprego nos Estados Unidos: o valor caiu para 198 mil na semana passada (face a 206 mil na semana anterior), abaixo do esperado pelos analistas, segundo o Departamento do Trabalho, mostrando que ainda não há impacto da Ómicron no mercado laboral norte-americano. Os pedidos estão no nível mais baixo desde 1969. A taxa de desemprego está nos 4,2%, um mínimo de 21 meses.

Este período de final do ano tende a ser positivo para os índices norte-americanos. Segundo a CNBC, que cita dados do Bank of America, o S&P 500 valorizou neste período — as últimas cinco sessões do ano e as duas primeiras de janeiro — em 78,5% das vezes desde 1928. Na sessão desta quarta-feira, o S&P 500 registou a sua 70.ª sessão deste ano a fechar em máximos, uma marca só superada pelas 77 sessões em que isso aconteceu em 1995.

Os três principais índices norte-americanos caminham para um mês de dezembro globalmente positivo, apesar da ameaça da nova variante cujo impacto foi logo sentido no final de novembro quando foi descoberta. No conjunto do ano, o S&P 500 acumula um ganho superior a 28%, o Dow Jones de quase 20% e o Nasdaq acima de 22%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Wall Street soma e segue na penúltima sessão de 2021

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião