Nas notícias lá fora: Petróleo, Huawei e Putin

Petróleo regista maior ganho anual desde 2009, enquanto as receitas da Huawei caíram quase 30% em 2021. Putin adverte Biden para risco de "rutura completa" das relações EUA-Rússia devido à Ucrânia.

A Huawei vai fechar o ano com uma quebra de 30% nas receitas. Putin adverte Biden para risco de “rutura completa” das relações EUA-Rússia, por causa da Ucrânia. Fusões e aquisições atingiram mais de 5,8 biliões de dólares em 2021, o valor mais alto de sempre. Veja estas e outras notícias que marcam a atualidade internacional.

The Guardian

Petrolíferas registam maiores ganhos anuais desde 2009

Depois da queda provocada pela pandemia em 2020, o mercado do petróleo caminha para fechar 2021 como o ano em que os preços do “ouro negro” mais subiram desde 2009. Os preços do petróleo estão 50% mais altos do que no ano passado, na sequência da recuperação económica e do aumento da oferta pelo grupo OPEP e aliados.

Leia a notícia completa no The Guardian (acesso livre/conteúdo em inglês).

Reuters

Receitas da Huawei caíram quase 30% em 2021

A gigante chinesa Huawei, atingida pelas sanções dos EUA, prevê uma quebra de 30% nas receitas no ano completo de 2021, admitindo que a conjuntura continuará a ser desafiante em 2022. A receita para o ano que agora começa deverá rondar os 634 mil milhões de yuans (99,48 mil milhões de dólares), valor que representa uma queda de 28,9% em relação às receitas de 2020, de 891,4 mil milhões de yuan.

Leia a notícia completa na Reuters (acesso condicionado/conteúdo em inglês).

The New York Times

Putin adverte Biden para risco de “rutura completa” das relações EUA-Rússia

Na quinta-feira, numa conversa por telefone que durou 50 minutos, o presidente russo, Vladimir Putin, avisou o seu homólogo dos EUA, Joe Biden, de que impor sanções económicas à Rússia, caso este país avance com novas ações militares contra a Ucrânia, poderá resultar numa “rutura total” nas relações entre ambos os países. A Casa Branca já deixou claro que “os Estados Unidos e os seus aliados responderão de forma decisiva” se a Rússia invadir a Ucrânia.

Leia a notícia completa no The New York Times (acesso condicionado/conteúdo em inglês).

Financial Times

Mais de 5,8 biliões de dólares em M&A em 2021, um recorde

As fusões e aquisições em 2021 atingiram 5,8 biliões de dólares em todo o mundo, o nível mais elevado desde o início dos registos, há mais de quatro décadas. O valor deve-se, em parte, à grande valorização dos mercados financeiros, na sequência de estímulos generalizados à economia, e corresponde a um aumento de 64% em relação a 2020, o ritmo de crescimento mais rápido desde meados de 1990. O ano também foi pródigo em negócios de private equity e SPAC, veículos financeiros usados para trazer empresas para a bolsa.

Leia a notícia completa no Financial Times (acesso pago/conteúdo em inglês).

The Wall Street Journal

Banco do México vai lançar moeda digital até 2024

O Banco Central do México terá sua própria moeda digital em circulação até 2024. O banco central considera importante “utilizar estas novas tecnologias e infraestruturas de pagamentos de última geração como opções valiosas para fomentar a inclusão financeira no país”, disse o presidente Andrés Manuel López Obrador, numa publicação no Twitter. Em todo o mundo, os bancos centrais estão desenvolvendo alternativas de pagamentos semelhantes às criptomoedas.

Leia a notícia completa no The Wall Street Journal (acesso pago/conteúdo em inglês).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nas notícias lá fora: Petróleo, Huawei e Putin

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião