Turismo com 1,5 milhões de hóspedes em novembro, 17% abaixo do pré-Covid

Setor turístico arrefeceu em novembro, apesar de continuar acima do desempenho registado em 2020. Estrangeiros lideraram em número, sobretudo os alemães.

Os alojamentos turísticos nacionais receberam 1,5 milhões de hóspedes em novembro do ano passado, o que representa um aumento de 265,5% face ao mesmo mês do ano passado. Este desempenho mostra que, depois um verão de recuperação, o setor do turismo abrandou no final do ano e, embora esteja acima dos níveis de 2020, continua abaixo do período pré-pandemia, mostra a estimativa rápida do Instituto Nacional de Estatística (INE) publicada esta segunda-feira.

Em novembro, os alojamentos turísticos nacionais receberam 1,5 milhões de hóspedes, num total de 3,6 milhões de dormidas. Estes números representam disparos homólogos de 265,5% e 287,7%, respetivamente. Mas, apesar de evidenciarem uma contínua recuperação face ao ano passado, continuam abaixo dos níveis de 2019. Comparando com novembro desse ano, o número de hóspedes caiu 17% enquanto o número de dormidas desceu 12,4%.

Numa análise mais fina, o mercado interno contribuiu com 1,27 milhões de dormidas, enquanto as dormidas dos hóspedes internacionais totalizaram 2,3 milhões. Dentro do mercado internacional, os alemães dominaram em termos de dormidas (15,3%), seguindo-se os mercados britânico (14,1%), francês (10,2%) e espanhol (10%).

No que toca às localizações mais procuradas, a Área Metropolitana de Lisboa concentrou 31,4% das dormidas em novembro, seguida do Algarve (18,5%), do Norte (17,6%) e da Madeira (14,4%), refere o INE. A estada média nos estabelecimentos turísticos (2,45 noites) aumentou 6,1%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Turismo com 1,5 milhões de hóspedes em novembro, 17% abaixo do pré-Covid

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião