Bacias do Barlavento e Lima continuam com nível de água muito abaixo da média

  • Lusa
  • 5 Janeiro 2022

As bacias do Barlavento (com 14,3%) e do Lima (com 22,2%) são as que apresentavam no final de dezembro a menor quantidade de água armazenada, segundo dados do SNIRH.

As bacias do Barlavento (com 14,3%) e do Lima (com 22,2%) são as que apresentavam no final de dezembro a menor quantidade de água armazenada, segundo dados do Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos (SNIRH). As médias de armazenamento para o mês de dezembro são nas bacias do Barlavento e do Lima de 66,3% e de 60,4%, respetivamente.

De acordo com os dados, com menor disponibilidade de água estavam também no final de dezembro as bacias do Sado (41,6%), Mira (41,9%), Cávado (47,3%), Ave (52,8%), Arade (54,4%) e Tejo (56,6%). Já as bacias do Douro (57,1%), Oeste (62,9), Mondego (66,5%) e Guadiana (76,1%) tinham os níveis mais altos de armazenamento no final de dezembro.

13 das 60 albufeiras monitorizadas tinham, no final de dezembro, disponibilidades hídricas inferiores a 40% do volume total, enquanto sete apresentavam valores superiores a 80%, segundo o SNIRH.

No último dia do mês de dezembro e comparativamente ao mês anterior verificou-se um aumento do volume armazenado em sete bacias hidrográficas e uma descida em cinco.

Os armazenamentos de dezembro de 2021 por bacia hidrográfica apresentam-se inferiores às médias de armazenamento de dezembro (1990/91 a 2020/21), exceto para as bacias do Arade e Ribeiras do Oeste.

A cada bacia hidrográfica pode corresponder mais do que uma albufeira.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bacias do Barlavento e Lima continuam com nível de água muito abaixo da média

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião