Preços na produção industrial disparam 23,7% na Zona Euro e UE em novembro

  • Lusa
  • 6 Janeiro 2022

Preços na produção industrial sobem 23,7% em novembro na Zona Euro e UE à boleia da energia, sendo que na variação homóloga deste setor o aumento foi de 66% na Zona Euro e 64,9% na UE.

Os preços na produção industrial aumentaram, em novembro, 23,7% na Zona Euro e na União Europeia, face ao mesmo mês de 2020, puxados pela subida no setor da energia, divulga esta quinta-feira o Eurostat.

Na variação homóloga, os preços da produção industrial no setor da energia avançaram 66% na Zona Euro e 64,9% na UE, enquanto no conjunto da indústria, excluindo a energia, aumentaram, respetivamente, 9,8% e 10,1%.

Na variação em cadeia, os preços na produção industrial subiram 1,8% na Zona Euro e 2,0% na UE.

Também face a outubro, o setor da energia foi o que apresentou um maior aumento dos preços de produção: 3,5% na Zona Euro e 4,5% na UE, com os restantes setores a registarem, no seu conjunto, um avanço de 0,9% e 1,0%, respetivamente.

Na variação homóloga, os preços na produção industrial subiram em todos os Estados-membros, com destaque para a Irlanda (87,9%), Dinamarca (51,7%) e Roménia (40,4%).

Face a outubro, a única baixa foi observada na Irlanda (-2,5%), com as maiores subidas a serem registadas na Dinamarca (10,3%), Bulgária (8,5%) e Roménia (7,3%).

Em Portugal, o indicador avançou 20,9% na comparação homóloga e 1,3% em cadeia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Preços na produção industrial disparam 23,7% na Zona Euro e UE em novembro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião