Bolsas europeias sem rumo definido. BCP avança 1% e segura Lisboa

PSI-20 arrancou a última sessão da semana oscilando entre ganhos e perdas. O BCP avança mais de 1% e segura a praça nacional. As bolsas europeias também iniciaram dia sem rumo definido.

As bolsas europeias abriram a última sessão da semana sem rumo definido, depois de terem sido castigadas na quinta-feira pelo aperto da política monetária da Fed. Também Lisboa acordou sem rumo definido, com as ações do BCP, ainda assim, a serem das poucas a revelar algum entusiasmo.

O PSI-20, o principal índice português, soma uns ligeiros 0,04%, para 5.596,23 pontos, mas estava a oscilar entre ganhos e perdas de forma intermitente. Foram várias as praças europeias que abriram a sessão em zona “flat”, incluindo o Stoxx 600 e as praças de Paris e Madrid. O Dax alemão cai 0,3%.

Com oito cotadas em alta, o índice português tenta recuperar da queda de 1% desta quinta-feira. Os mercados tiveram um mau dia por causa dos planos da Reserva Federal norte-americana que podem passar por um aumento das taxas de juro mais cedo do que se esperava, em março, em vez de maio ou junho.

O setor financeiro é o que mais tem a ganhar com uma subida dos juros pelos bancos centrais. O BCP é, por isso, uma das ações em destaque em Lisboa: avança quase 1,5%, para 0,1578 euros, e regista o melhor desempenho da sessão. O banco português teve um bom impulso depois de o Banco Central da Polónia ter aumentado os juros no país esta semana.

A Galp, outro título com grande peso na evolução do PSI-20, também está em alta, mas mais moderada. A petrolífera soma 0,41%, para 9,328 euros.

Por outro lado, o setor da eletricidade mantém-se sob pressão: a EDP Renováveis cai 0,60% e a casa-mãe EDP recua 0,20%, enquanto a Greenvolt cede 0,64%.

As retalhistas Jerónimo Martins (Pingo Doce) e Sonae (Continente) também cedem cerca de 0,3% e travam uma maior subida em Lisboa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bolsas europeias sem rumo definido. BCP avança 1% e segura Lisboa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião