Pressão nos juros da dívida abala Wall Street

Investidores estão preocupados com uma possível subida da inflação nos Estados Unidos. Receios levaram a aumento dos juros das Obrigações do Tesouro a dez anos.

Os principais índices de Nova Iorque abriram a primeira sessão da semana com perdas e foi da mesma maneira que encerraram — à exceção do tecnológico. A uma abertura de mercados marcada pelos receios quanto a uma possível subida da inflação norte-americana juntou-se o desempenho dos títulos de Tesouro a dez anos, cujos juros bateram o valor mais alto dos últimos dois anos.

O índice de referência financeiro, S&P 500, desvalorizou 0,16% para 4.669,7 pontos, acompanhado pelo industrial Dow Jones que recuou 0,45% para 36.068,87 pontos. A contrariar esta tendência esteve o tecnológico Nasdaq, que inverteu as perdas das últimas quatro sessões e encerrou a subir 0,05% para 14.942,8 pontos.

A abertura das bolsas foi marcada por várias perdas devido aos receios de uma possível subida da inflação norte-americana. Isso levou a uma subida das taxas de juro das Obrigações do Tesouro a dez anos, que bateram o valor mais alto dos últimos dois anos.

Os mercados globais têm uma semana agitada pela frente, com os dados mais recentes da inflação norte-americana a serem um ponto-chave, diz a CNBC (conteúdo em inglês). Os preços ao consumidor subiram na Europa e nos Estados Unidos nos últimos meses e, na sexta-feira, a inflação na Zona Euro atingiu um novo recorde em dezembro. O índice de preços no consumidor nos Estados Unidos será conhecido quarta-feira.

“A grande história da primeira semana do novo ano foi a subida constante dos rendimentos do Tesouro dos Estados Unidos”, diz Arthur Hogan, estrategista-chefe de mercado da National Holdings, citado pela Reuters. O especialista recomenda que os investidores coloquem mais dinheiro em ações financeiras, industriais e de energia, pois provavelmente vão beneficiar do forte crescimento económico esperado nos próximos meses.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Pressão nos juros da dívida abala Wall Street

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião