Búlgara LEV Ins quer iniciar atividade seguradora em Portugal

  • António Ferreira
  • 18 Janeiro 2022

Fundada em 1996 e controlada pelo grupo Lev Corporation, a seguradora tem suporte de investidores israelitas. Lidera em não-Vida na Bulgária e está a estender operação aos mercados UE.

A entidade de supervisão de seguros da Bulgária notificou a congénere de Lisboa sobre as intenções da companhia. Os planos da Lev Ins para Portugal visam exercício de atividade em regime de livre prestação de serviços (LPS), abrangendo seguros de ramos não-Vida, entre os quais Acidentes, Automóvel, Incêndio e outros danos gerais, conforme os códigos indicados na página do regulador búlgaro.

A búlgara Financial Supervision Commission (FSC) já deu nota à Autoridade de Seguros (ASF) das intenções da LEV Ins DA (Lev Ins). Embora ainda sem registo publicado no portal do organismo português, a notificação da FSC à homóloga ASF já foi feita, assegura o portal de informação que acompanha atualidade económica na região do sudeste europeu SeeNews (conteúdo em inglês).

Fundada em 1996 e controlada pela Lev Corporation, a companhia tem suporte financeiro de investidores israelitas (Rahiti Meir Classic Ltd). Dinâmica na estratégia de crescimento, a seguradora diversifica carteira de produtos e soluções de cobertura e expande na UE. Em setembro de 2021, informação disponível no website do supervisor búlgaro indica que, além da Alemanha, a Lev Ins planeava estender operações à Lituânia, Letónia e Estónia. Em 2020 iniciou operação na Grécia e em Espanha, revela histórico da seguradora que tem Valentin Iliev como Diretor Executivo.

Segundo destaca na sua página eletrónica, a Lev Ins está a subir há cinco anos consecutivos no ranking das maiores da região sudeste da Europa, posicionando-se 16ª entre as 100 maiores de 2020, conforme a lista produzida pela plataforma SeeNews. De acordo com a estatística do regulador búlgaro, a companhia detinha uma quota superior a 13% nos seguros de não-Vida, posicionada como a maior por volume de prémios emitidos no final do 3º trimestre de 2021.

Nos primeiros nove meses de 2021, o mercado búlgaro ultrapassou um equivalente a 1,2 mil milhões de euros em volume bruto de prémios de seguro, apontando crescimento de 12,7% face ao homólogo do ano anterior. O setor de não Vida, largamente mais representativo na estrutura do mercado, progrediu 9%, enquanto o volume bruto de prémios de Vida avançou 34%.

Lev Ins é líder local em não-Vida com quota superior a 12%, enquanto a Allianz Bulgaria Life dominava no negócio de Vida, com participação a corresponder a cerca de um terço do mercado (31%).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Búlgara LEV Ins quer iniciar atividade seguradora em Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião