Subida das taxas de juro atira Wall Street para o vermelho

As bolsas de Nova Iorque terminaram a sessão em forte baixa, com o setor tecnológico a ser o mais penalizado pela subida das taxas de juro das obrigações do Tesouro norte-americanas.

Os principais índices norte-americanos terminaram a sessão desta terça-feira em baixa. O setor da tecnologia esteve entre os mais penalizados, na sequência da subida das taxas de juro das obrigações do Tesouro dos Estados Unidos.

O S&P 500 cedeu 1,91%, para 4.573,60 pontos, enquanto o industrial Dow Jones recuou 1,54%, para 35.357,31 pontos. Ao mesmo tempo, o tecnológico Nasdaq desvalorizou 2,61%, para 14.505,65 pontos.

A condicionar o desempenho dos mercados acionistas esteve a subida dos juros da dívida norte-americana, com a taxa das obrigações a 2 anos a subir acima de 1% pela primeira vez desde fevereiro de 2020.

Perante a subida dos juros da dívida, os títulos ligados ao setor tecnológico estiveram entre os mais penalizados, levando os investidores a preferir ações de setores cíclicos. A título de exemplo, a Apple caiu 1,89% para 169,80 dólares, a Netflix recuou 2,83% para 510,80 dólares e a Amazon perdeu 1,99% para 3,178.35 dólares.

Em contrapartida, ainda pelo setor tecnológico, a Activision Blizzard esteve entre as mais beneficiadas, com os títulos a subirem 25,88% para 82,31 dólares, depois de a Microsoft ter revelado que chegou a um acordo para adquirir a empresa que desenvolve os populares videojogos Call of Duty, por 69 mil milhões de dólares.

Além disso, as pressões inflacionistas continuam no centro das preocupações, num dia em que os preços do petróleo tocaram máximos de sete anos. A subida dos preços do “ouro negro” é explicada pelos analistas com os receios de quebras na produção de petróleo, na sequência de um ataque do grupo Houthi do Iémen nos Emirados Árabes Unidos, aumentando as hostilidades entre o grupo alinhado com o Irão e a coligação liderada pela Arábia Saudita.

Nesse contexto, as cotadas ligadas ao setor petrolífero estiveram entre as mais beneficiadas. A Exxon Mobil avançou 1,68% para 73,08 dólares, enquanto a Chevron somou 0,38% para 129,45 dólares.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Subida das taxas de juro atira Wall Street para o vermelho

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião