S&P 500 e Nasdaq registam a pior queda semanal desde março de 2020

Em termos semanais, o S&P 500 registou a maior queda percentual desde março de 2020, bem como o Nasdaq. Já o Dow Jones registou a maior queda percentual semanal desde outubro de 2020. 

A aversão ao risco dominou os mercados acionistas, com os principais índices norte-americanos a fecharem a sessão desta sexta-feira em terreno negativo, numa altura em que aumentam os receios relativos a um agravamento da política monetária da Fed. Em termos semanais, o balanço também foi “negro”, com o S&P 500 e Nasdaq a registarem a pior queda semanal desde março de 2020.

O S&P 500 recuou 1,70% para 4.406,54 pontos, enquanto o industrial Dow Jones cedeu 1,13% para 34.321,68 pontos. Ao mesmo tempo, o tecnológico Nasdaq desvalorizou 2,42% para 13.811,78 pontos.

Em termos semanais, o S&P 500 registou a maior queda percentual desde março de 2020, bem como o Nasdaq. Já o Dow Jones registou a maior queda percentual semanal desde outubro de 2020.

A influenciar o desempenho dos mercados acionistas estiveram os receios de que o banco central norte-americano poderá endurecer a sua política monetária, havendo a possibilidade de arrancar já em março com a subida dos juros diretores, para conter a inflação. Esta sexta-feira, a secretária do Tesouro dos EUA admitiu que a inflação elevada é “um motivo válido de preocupação”, mas antecipou que baixará no próximo ano, depois da esperada subida das taxas de juro pela Fed.

O banco central liderado por Jerome Powell tem uma reunião agendada para a próxima semana, que vai durar dois dias e que terminará na quinta-feira com o anúncio das decisões. Os investidores temem que a Fed possa avançar para quatro aumentos de taxas de juro ainda este ano.

Além disso, nesta sessão os juros da dívida norte-americana voltaram a cair, à semelhança do que aconteceu na Zona Euro, dadas os receios relativos a um potencial conflito na Ucrânia, o prejudica o apetite dos investidores por ativos de risco.

Neste contexto, as ações ligadas ao setor tecnológico estiveram entre as mais penalizadas. A título de exemplo, a Apple cedeu 1,28% para 162,41 dólares, a Amazon recuou 5,95% para 2.852,86 dólares e a Alphabet, dona da Google, perdeu 2,56% para 2.601,84 dólares.

Os investidores estão ainda a digerir “earnings season”, depois de algumas empresas terem revelado um desempenho aquém do previsto no quarto trimestre. É o caso da Netflix que revelou que, entre setembro e dezembro, teve mais 8,3 milhões de subscritores, um valor que ficou aquém pelo esperado pelos analistas, que apontavam para mais 8,4 milhões de subscritores. Neste contexto, as ações da empresa de streaming cederam 21,79% para 397,50 dólares.

Em contrapartida, nota positiva para a Peloton, cujas ações avançaram 11,73% para 27,06 dólares, num aparente movimento de correção, depois de na sessão de quinta-feira ter chegado a cair 27%, após ter sido revelado que a empresa suspendeu temporariamente a produção dos produtos de fitness devido à desaceleração da procura e ao controlo de custos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

S&P 500 e Nasdaq registam a pior queda semanal desde março de 2020

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião