Hoje nas notícias: Indemnizações, Silicon Valley em Gaia e luz

  • ECO
  • 24 Janeiro 2022

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

As indemnizações pedidas ao Estado na Justiça já chegaram aos 4,5 mil milhões de euros. Esta segunda-feira fica ainda marcada pela nota de que uma empresa detida por três investidores brasileiros quer construir uma Silicon Valley em Gaia e de que há tarifas de eletricidade mais baratas no mercado regulado. Já a sondagem da Aximage sinaliza que Costa venceu o frente a frente com Rio, mas foi este último que conseguiu convencer mais eleitores. Destaque ainda para o INSA, que revela que “é provável que pico da pandemia seja mais tarde”.

Indemnizações pendentes por ações contra o Estado ascendem a 4,5 mil milhões

Segundo o mais recente relatório síntese do Ministério Público, o valor pendente nos tribunais administrativos em indemnizações por ações de responsabilidade civil extracontratual contra o Estado ascendia a 4,5 mil milhões de euros no final de 2020. Este montante, que é o mais alto em cinco anos, diz respeito a pelo menos 1365 ações.

Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado)

Paulistas querem criar uma Silicon Valley em Gaia e apostam mil milhões

O grupo brasileiro GCMP – Gestão de Capital & Management quer construir em Gaia um ecossistema semelhante ao de Silicon Valley, considerada por muitos a “meca” da inovação e empreendedorismo. A Gaia Innovation City será um tech hub que juntará o mundo académico ao profissional, tendo os investidores já firmado, nesse sentido, a aquisição de 21 hectares de terrenos atualmente ocupados por um parque de campismo.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)

Tarifa do mercado regulado da eletricidade é a opção mais barata

De momento, o mercado regulado tem a tarifa mais barata no fornecimento de eletricidade. Isto porque o comercializador de eletricidade com mais clientes em Portugal, nomeadamente a EDP comercial, teve um aumento médio de 2,4% na fatura, sendo seguida por outros comercializadores, o que tornou a tarifa definida pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) mais competitiva.

Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago)

Costa ganhou debate, mas Rio convenceu mais eleitores

No frente a frente entre António Costa e Rui Rio, o secretário-geral do PS venceu, ainda que por pouco, o presidente do PSD, segundo a sondagem da Aximage para o JN, DN e TSF. Contudo, 40% dos que pretendem votar no partido laranja na ida às urnas garantem que o debate influenciou o seu sentido de voto enquanto apenas 16% dos que planeiam votar no PS consideram que o frente a frente ajudou a sedimentar a sua intenção.

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (link indisponível)

INSA avisa que pico da pandemia deve ser atingido mais tarde do que previsto

Segundo o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), é provável que o pico da pandemia seja atingido “mais tarde do que o esperado”. O instituto avisa que nunca o vírus da Covid-19 circulou com tanta intensidade. No entanto, a gravidade mantém-se abaixo do observado no inverno de 2021.

Leia a notícia completa no iNevitável (link indisponível)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Indemnizações, Silicon Valley em Gaia e luz

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião