ECO do Dinheiro. A economia cresceu 4,6% em 2021

  • ECO
  • 26 Janeiro 2022

O crescimento da economia portuguesa em 2021 é menos positivo do que parece. Só a Irlanda cresceu mais de 14%.

  • A economia cresceu 4,6% em 2021. Veja aqui o vídeo.

A economia portuguesa cresceu 4,6% em 2021, revelou o primeiro-ministro e recandidato às legislativas do dia 30 de janeiro. É um bom resultado? Nem por isso.

Numa situação normal, um crescimento económico em Portugal superior a 4% seria extraordinário, porque na última década as taxas de crescimento médio são marginais. Mas não vivemos tempos normais.

A economia portuguesa sofreu uma recessão superior a 8% em 2020, por causa da pandemia. Mas todos os países sofreram o efeito da pandemia e uns tiveram recessões mais graves do que outros.

Portugal esteve no grupo dos países europeus que mais sofreu económica e socialmente com a pandemia. E a recuperação da economia em 2021, como se vê, é mais ou menos metade do que caiu em 2020.

Pior, há outros países que apresentaram crescimentos da economia claramente superiores aos de Portugal. A Irlanda cresceu mais de 14% enquanto a Grécia registou um crescimento de mais de 7% em 2021.

O que explica estas diferenças? As opções de política económica dos últimos anos em cada um destes países. A carga fiscal em Portugal continua em níveis históricos porque a opção foi redistribuir primeiro e criar riqueza depois.

Portugal está estagnado e sem esperança. Com as mesmas políticas, os resultados não vão mudar.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

ECO do Dinheiro. A economia cresceu 4,6% em 2021

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião