Nas notícias lá fora: PIB espanhol e francês, Apple e Covid

  • ECO
  • 28 Janeiro 2022

A economia espanhola cresceu 5% em 2021, face ao período homólogo, já a francesa avançou 7%.  No plano empresarial, a Apple fechou o ultimo trimestre de 2021 com lucros recorde.

Se em Portugal, os valores oficiais do PIB referentes a 2021 só vão ser conhecidos segunda-feira, apesar de o primeiro-ministro já ter antecipado uma previsão, noutros países já estão a ser divulgados. A economia espanhola cresceu 5% em 2021, face ao período homólogo, já a francesa avançou 7%. No plano empresarial, a Apple fechou o ultimo trimestre de 2021 com lucros recorde. A marcar o dia está ainda a notícia que o Governo australiano vai investir 700 milhões na proteção da Grande Barreira de Coral. Em França, reacende-se o debate sobre se os não vacinados devem pagar o tratamento da Covid.

Cinco Días

Espanha fecha 2021 com crescimento de 5%, o maior em 20 anos

Espanha viu o Produto Interno Bruto (PIB) crescer 5% em 2021, face a igual período de 2020, segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) espanhol. Trata-se do maior crescimento em duas décadas, mas surge depois de em 2020 a economia ter encolhido 10,8%. Entre setembro e dezembro de 2021, a economia espanhola cresceu 2% face ao trimestre anterior (menos seis décimas do que até setembro) e 5,2% face ao último trimestre de 2020 (mais 1,8 pontos percentuais).

Leia a notícia completa no Cinco Días (acesso livre, conteúdo em espanhol)

Les Echos

PIB francês cresceu 7% em 2021

A economia francesa cresceu 7% em 2021, face a igual período do ano anterior, segundo os dados divulgados pelo INSEE (o equivalente ao INE, em Portugal). “Esta recuperação espetacular apaga a crise económica”, saudou de imediato o ministro da Economia, Bruno Le Maire, em declarações à France 2. Apesar de estes dados superarem as expectativas dos analistas, o PIB francês ainda se mantém 1,6 pontos percentuais abaixo do valor médio atingido em 2019, antes da pandemia.

Leia a notícia completa no Les Echos (acesso livre, conteúdo em francês)

Wall Street Journal

Apple regista resultados trimestrais recorde apesar da escassez de componentes

A Apple faturou 123,9 mil milhões de dólares (111,2 mil milhões de euros) no último trimestre do ano, um resultado recorde e muito acima da expectativa dos investidores (119 mil milhões), apesar da escassez de componentes que afeta a sua atividade. As vendas de ‘smartphones’ superaram os 71 mil milhões de dólares, graças à forte procura pela gama do iPhone 13, nomeadamente na China, e os lucros atingiram os 34,6 mil milhões de dólares neste que foi o primeiro trimestre do seu exercício anual, que decorre entre outubro e setembro, superando os homólogos em 20%. A Apple tem agora 1,8 mil milhões de aparelhos em utilização no mundo.

Leia a notícia completa no Wall Street Journal (acesso livre, conteúdo em inglês)

Reuters

Chefes dos hospitais de Paris reabre debate sobre se doentes não infetados devem pagar tratamento

O chefe do sistema de hospitais de Paris iniciou um debate aceso ao questionar se os utentes que se recusam a ser vacinados contra a Covid devem continuar a ver assegurado o seu tratamento pelo sistema de saúde público. “Quando há medicamentos gratuitos e eficientes disponíveis, as pessoas devem poder renunciar aos mesmos sem consequências… enquanto lutamos para cuidar de outros pacientes?”, questionou Martin Hirsch. Em França todos os doentes infetados por Covid-19 que, face ao agravamento da doença, tenham que ser internados em unidades de cuidados intensivos estão isentos de qualquer pagamento, que custa cerca de três mil euros por dia e dura, normalmente, entre uma semana a dez dias.

Leia a notícia completa na Reuters (acesso condicionado, conteúdo em inglês)

Financial Times

Austrália investe 700 milhões na proteção da Grande Barreira de Coral
O Governo australiano anunciou que irá investir cerca de 700 milhões de dólares em novas medidas de proteção da Grande Barreira de Coral, sete meses depois das Nações Unidas terem ameaçado considerar que esse organismo vivo está em perigo face às alterações climáticas. O Governo quer agora melhorar a qualidade da água, endurecer a fiscalização da pesca ilegal e mitigar a propagação de uma espécie invasiva de estrelas do mar.
Leia a notícia completa no Financial Times (acesso pago, conteúdo em inglês)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nas notícias lá fora: PIB espanhol e francês, Apple e Covid

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião