Insurtech Root despede 330 empregados e recebe 300 milhões da BlackRock

  • ECO Seguros
  • 2 Fevereiro 2022

Pioneira a disponibilizar seguro automóvel através de aplicação móvel nos EUA, a Root tem custos de sinistralidade crescentes. Reposicionar negócio e ganhar eficiência são agora as prioridades.

A Root, insurtech fundada em 2015 e cotada desde outubro de 2020 já perdeu 90% do valor em bolsa desde o IPO na plataforma Nasdaq. Acaba de dispensar 330 colaboradores, uma medida justificada pela necessidade de responder à perda de eficiência, culpa dos efeitos da pandemia ao nível da cadeia logística e da pressão nos preços, segundo a companhia liderada por Alex Timm, cofundador e CEO da Root Insurance.

Operando em seguros P&C (não Vida) e focada no ramo automóvel, a companhia nasceu e desenvolveu uma proposta inteiramente digital. Foi insurtech pioneira na obtenção de uma licença para operar seguros com base numa aplicação móvel nos EUA e confronta-se com perdas significativas, evidenciando custos crescentes de sinistralidade ligados aos gastos com reparações de automóveis.

A decisão de dispensar 20% do efetivo de pessoal foi comunicada pelo CEO numa reunião com todos os colaboradores. Para Alex Timm, a parte mais difícil do que classificou como “realinhamento estratégico” da seguradora, é despedir-se das pessoas. As medidas, incluindo despedimentos, visam melhorias de eficiência e foco nas prioridades estratégicas, justificou.

O rácio de perdas com sinistros no negócio da Root atingiu 92,4% no terceiro trimestre de 2021, o nível mais alto desde início de 2020, nota um artigo da S&P Global. Segundo explica um especialista em insurtech, a Root tem estado bem na aquisição de clientes, mas falha no capítulo da retenção. Gasta muito para substituir clientes perdidos e no esforço para continuar a crescer. “Mais importante ainda, ainda não conseguiu metodologia de subscrição e definir adequadamente o preço ao risco,” disse Kaenan Hertz.

Perspetivando futuro de crescimento, novos produtos e melhoria da experiência de cliente, a carta de Timm, publicada no website da Root, refere a necessidade de rever preços para compensar o agravamento dos custos com os seguros.

BlackRock disponibiliza 300 milhões para reembolso em cinco anos

Cerca de uma semana depois de divulgada a carta assinada por Alex Timm na página web da companhia, a Root Inc., casa-mãe da Root Insurance Co., concluiu um acordo de financiamento a cinco anos com a BlackRock.

Segundo afirmou Timm, este acordo de financiamento com a sociedade de capital que gere fundos de investimento “cumpre vários objetivos importantes, incluindo o alargamento do prazo de vencimento da nossa dívida e o reforço da nossa posição de liquidez com um parceiro centrado no sucesso a longo prazo.” Em troca de 300 milhões de dólares da linha de crédito negociada com a BlackRock Financial Management, a Root emitiu títulos de garantia num equivalente a 2% do seu capital, com maturidade na data de vencimento da facilidade de crédito (ou reembolso total do montante do empréstimo a prazo) e pagará ainda uma taxa (SOFR) de 9%.

“Estamos a executar uma estratégia disciplinada para criar valor duradouro através de fortes resultados de subscrição, do desenvolvimento do nosso produto, e de uma gestão prudente do capital,” explicou o cofundador e CEO da Root.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Insurtech Root despede 330 empregados e recebe 300 milhões da BlackRock

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião