Galp Energia cai mais de 3% após anunciar “ajuste” nos dividendos

Bolsa de Lisboa abriu em alta, mas inverteu a tendência. Segue a desvalorizar, fortemente pressionada pelos títulos da Galp Energia.

Depois de uma abertura em terreno positivo, a bolsa nacional inverteu a tendência e segue agora a desvalorizar cerca de 0,5%. Este desempenho está a ser influenciado pelos títulos da Galp Energia, que estão a afundar mais de 3%, depois da divulgação do trading update relativo ao quarto trimestre, no qual falou da intenção de realizar um “ajuste” aos dividendos. À petrolífera nacional juntam-se mais “pesos pesados”, como a EDP e o BCP. Lisboa contraria, assim, a tendência positiva que se vive no resto da Europa.

O PSI-20 está a desvalorizar 0,47%, para 5.598,84 pontos, com cerca de metade das cotadas nacionais no vermelho. A contribuir para esta queda do índice estão as ações da Galp Energia, que afundam 3,1% para 9,688 euros, embora já tenham estado a cair 4% esta manhã. Este desempenho acontece no dia em que o preço do barril de petróleo está a valorizar nos mercados internacionais, mas sobretudo depois de a empresa revelar que está a estudar mexidas na distribuição acionista.

Ainda nas perdas, destaque para o BCP que perde 1,67% para 0,1593 euros, acompanhado pela EDP que encolhe 0,6% para 4,483 euros. A Nos recua 0,67% para 3,482 euros, enquanto a Jerónimo Martins desvaloriza 0,09% para 21,28 euros.

No lado oposto, a travar uma descida mais acentuada do índice, estão as ações da GreenVolt, que sobem 0,34% para 5,94 euros, representando a maior subida desta sessão. Destaque ainda para a EDP Renováveis que avança 0,75% para 18,89 euros. A Sonae valoriza 0,29% para 1,024 euros.

Com a inversão da tendência desta manhã, Lisboa contraria, assim, a tendência positiva do Velho Continente, com o índice de referência europeu Stoxx 600 a subir 0,78%, para 477,90 pontos. O sentimento é comum a outros índices, como o espanhol IBEX-35 e o francês CAC-40 que sobem 0,33%.

(Notícia atualizada às 9h41 com novas cotações)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Galp Energia cai mais de 3% após anunciar “ajuste” nos dividendos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião