5 coisas que vão marcar o dia

O Banco de Portugal divulga dados mais recentes sobre taxas de juro das novas operações de empréstimos e depósito, no dia em que PSD se reúne para avaliar resultados conseguidos nas eleições.

Esta quinta-feira é dia de saber como estão a evoluir as taxas de juro das novas operações de empréstimos e depósito, bem como os preços na produção industrial. O dia ficará ainda marcado pela reunião do BCE sobre política monetária e pelo encontro do PSD para analisar os resultados eleitorais. No Norte, a easyJet promove uma conferência.

Taxas de juro de novas operações de empréstimos e depósito

O Banco de Portugal divulga esta quinta-feira os números de dezembro relativos às taxas de juro de novas operações e empréstimos e depósitos. Para estas estatísticas, são consideradas as operações entre os bancos residentes em Portugal e os particulares e empresas residentes na área do euro. Em novembro, os bancos concederam 1.353 milhões de euros às famílias para a compra de habitação própria permanente, valor que representa uma aceleração face ao mesmo período de 2020.

BCE discute inflação

Para esta quinta-feira o Banco Central Europeu (BCE) tem marcada uma reunião sobre a política monetária. Este encontro realiza-se num momento em que a pressão decorrente da inflação tem estado em níveis elevados, correndo o risco de se registar um agravamento se o conflito entre a Rússia e a Ucrânia acabar numa guerra. Ainda esta quarta-feira, o presidente do Eurogrupo admitiu que a subida da inflação “está a afetar o crescimento e o poder de compra” dos europeus, mas atirou a questão para o BCE, confiando que este fará o necessário para garantir a estabilidade dos preços.

Comissão Política Nacional do PSD reúne-se

Esta quinta-feira é dia da Comissão Política Nacional do PSD reunir. O encontro — que está marcado para as 17h00 — servirá para fazer a análise dos resultados das eleições legislativas de 30 de janeiro. Em causa está a ida às urnas que deu a maioria absoluta ao PS, com 117 mandatos. Rui Rio, atual líder do partido laranja, já admitiu sair, perante estes resultados eleitorais. “Não estou a ver como posso ser útil ao partido”, disse.

Como estão a evoluir os preços na produção industrial?

O gabinete de estatísticas da União Europeia publica esta quinta-feira os números de dezembro dos preços na produção industrial, relativos ao mercado interno. Por cá, segundo o Instituto Nacional de Estatística, o índice de preços na produção industrial subiu 19,9% em dezembro, em termos homólogos, refletindo o aumento dos preços das matérias-primas. Portugal fechou, assim, o ano com uma variação média de 8,8%.

É dia de conferência da easyJet

Está marcada para esta quinta-feira uma conferência de imprensa da easyJet, que contará com a participação do diretor da transportadora para Portugal, José Lopes, mas também do presidente do Turismo do Porto e do Norte, Luís Pedro Martins. Isto numa altura em que foi anunciado que a easyJet está a recrutar 1.000 cadetes para treino de formação de pilotos. “A easyJet volta a lançar o seu programa Generation easyJet Pilot Training pela primeira vez em dois anos desde o início da pandemia de Covid-19”, explicou a empresa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião