Hoje nas notícias: Barragens, novo aeroporto e Media Capital

  • ECO
  • 3 Fevereiro 2022

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

O Estado não vai indemnizar a EDP pela proibição de produção elétrica em cinco barragens. Nas notícias, destaque ainda para os 300 milhões de euros a mais que as famílias gastaram em super e hipermercados no ano passado e para a Oi, que está na reta final do seu processo de recuperação judicial. Conheça estas e outras notícias que estão a marcar o dia.

Estado não indemniza EDP pela proibição de produção nas barragens

O Governo sustenta que “não existe qualquer direito de indemnização” da EDP devido à decisão de proibir temporariamente a produção de eletricidade em cinco barragens concessionadas, justificada pela situação de seca e pela prioridade que deve ser dada ao uso da água para abastecimento público. Aliás, a medida estará prevista nos contratos de concessão. O Ministério do Ambiente explica que “a utilização da água para a produção de energia não pode colocar em causa os volumes necessários para as outras utilizações existentes”.

Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado).

Governo tem “via verde” para mudar lei que permite aeroporto no Montijo

Com a maioria absoluta do PS, o Governo tem “via verde” para mudar a lei que permite às autarquias ter uma palavra a dizer no que toca à construção do novo aeroporto no Montijo, pelo que deverá viabilizar esta solução. Há quase um ano, quando entregou no Parlamento a proposta para alterar essa lei, a aprovação da mesma dependia do apoio do PSD para evitar uma “coligação negativa” que levasse ao seu chumbo. Isso já não se verifica. António Costa fica, deste modo, com o caminho aberto para avançar para o novo aeroporto no Montijo.

Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado).

Famílias gastam quase 10,7 mil milhões no supermercado

As famílias portuguesas gastaram quase 10,7 mil milhões de euros em super e hipermercados em 2021, mais 3,1% do que no ano anterior. Os dados são da Scantrends da NielsenIQ, que destaca o reforço de posição das chamadas marcas brancas (da distribuição), cuja quota já ascende a 36,8% do total gasto pelos portugueses em bens de consumo. O presidente da associação do setor da distribuição, Gonçalo Lobo Xavier, salvaguarda que “este crescimento está assente no aumento de vendas líquidas”, ou seja, “as pessoas estão a comprar mais”. Recusa, por isso, ser efeito da inflação, que só se começou a sentir de forma mais pronunciada em janeiro de 2022.

Leia a notícia completa no Dinheiro Vivo (acesso livre).

Oi na reta final do plano de recuperação judicial

A Oi, operadora brasileira que tem a Pharol como acionista, está na reta final do longo processo de recuperação judicial, que deverá ficar fechado no primeiro trimestre de 2022, pondo fim a um capítulo que se iniciou em 2016. Até ao final de março, a empresa deverá ter fechada a venda das duas unidades de negócio mais significativas: os ativos móveis e parte das infraestruturas de cobre e fibra, passos essenciais para a concretização do plano aprovado pelos credores.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Media Capital já fechou acordo para vender rádios

A Media Capital já terá alcançado um acordo para vender as cinco rádios — Rádio Comercial, M80, Cidade, Smooth e Vodafone FM — aos ingleses da Absolute Radio, empresa que é detida pelos alemães do Bauer Media Group. O valor da transação poderá ficar acima dos 60 milhões de euros, superando os 50 milhões previstos inicialmente, e nos próximos dias o negócio deverá ser concluído e comunicado à CMVM. Desde junho de 2021 que a Media Capital, liderada por Mário Ferreira, estava a tentar vender este conjunto das cinco rádios que tem um auditório de mais de dois milhões de pessoas.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Barragens, novo aeroporto e Media Capital

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião