Cofina está a “averiguar origem” de problema que deixou sites do grupo indisponíveis, em conjunto com autoridades

Maioria dos sites do grupo Cofina voltou a estar disponível. O grupo garante que os dados dos assinantes e jornalistas estiveram "sempre salvaguardados".

As propriedades digitais da Cofina, incluindo os sites do Correio da Manhã, Jornal de Negócios e revista Sábado, estiveram inacessíveis ao público, e a empresa está “em conjunto com as autoridades, a averiguar a origem que motivou esta indisponibilidade”. O grupo garante que os dados dos assinantes e jornalistas estiveram “sempre salvaguardados”.

Esta manhã, na sequência desta indisponibilidade, a Polícia Judiciária decidiu investigar a suspeita de um ciberataque ao grupo Cofina, segundo avançou ao ECO fonte oficial daquela autoridade. O ECO apurou que a tese de um ciberataque, ainda que não confirmada até ao momento, não está afastada.

A Cofina emitiu um comunicado esta tarde onde sinaliza que os sites dos meios detidos pela grupo “estiveram, durante uma parte da noite e esta manhã, inacessíveis devido a problemas técnicos que motivaram a sua indisponibilidade”. O grupo está assim, em conjunto com as autoridades, a “averiguar a origem que motivou esta indisponibilidade”, não avançando possíveis hipóteses.

O grupo assegura ainda que “em nenhum momento os sistemas da Cofina Media, ou do seu site institucional (cofina.pt) estiveram indisponíveis”. “Independentemente da origem que venha a ser apurada, os dados dos assinantes dos nossos títulos bem como os dados dos nossos jornalistas, nomeadamente emails, estiveram sempre salvaguardados”, acrescentam.

O Record, o Correio da Manhã, CMTV, Jornal de Negócios e Sábado “já estão online desde o início da tarde”, com o grupo a adiantar que “os demais títulos passarão a estar disponíveis nas próximas horas”.

É de notar que a indisponibilidade dos sites da Cofina traz ecos do ciberataque à Impresa no princípio do ano. O incidente perpetrado pelo autointitulado Lapsu$ Group derrubou os arquivos digitais de meios como SIC Notícias e Expresso, que continuam indisponíveis atualmente, várias semanas depois.

Nas redes sociais, antes da notícia do ECO, já circulavam rumores de que a Cofina podia ter sido alvo de um ciberataque. A alimentar a especulação está o facto de o Lapsu$ Group ter partilhado o tweet do Correio da Manhã no mesmo canal do Telegram, uma aplicação de mensagens, onde anunciou o ciberataque à Impresa em janeiro. O ECO confirmou que o Lapsu$ Group partilhou, efetivamente, o tweet do Correio da Manhã no Telegram este domingo, sem acrescentar qualquer contexto ou assumir, claramente, a responsabilidade.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Cofina está a “averiguar origem” de problema que deixou sites do grupo indisponíveis, em conjunto com autoridades

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião