Fábrica da Siemens no Seixal vai produzir carregadores elétricos para a Austrália

  • Joana Abrantes Gomes
  • 7 Fevereiro 2022

A unidade de fabrico da Siemens no Seixal vai produzir estações de carregamento para a frota de autocarros elétricos Element da fabricante australiana Custom Denning.

A fábrica da Siemens em Corroios, no Seixal, vai produzir carregadores para autocarros elétricos na Austrália. A Custom Denning, um dos principais fabricantes australianos de autocarros, escolheu as estações de carregamento SICHARGE UC para a sua frota Element, anunciou esta segunda-feira a Siemens.

Em comunicado, a Siemens refere que a unidade de carregamento SICHARGE UC fará parte da fase de ensaios de autocarros elétricos zero emissões da Custom Denning. Para o efeito, o fabricante australiano construiu quatro protótipos do seu novo autocarro, Element, sendo que cada um deles “será entregue a um operador, juntamente com uma unidade SICHARGEUC100, capaz de fornecer até 100 kW, bem como uma solução digital de gestão de entreposto da Siemens”, aponta a empresa.

O SICHARGE UC serve toda a gama de potências de 100 a 600 kW e pode funcionar até 1.000 V, o que, segundo a Siemens, “garante aos operadores de autocarros uma enorme flexibilidade quando projetam entrepostos de autocarros elétricos, porque permite criar infraestruturas altamente eficientes, concebidas para ter em conta os rápidos avanços na tecnologia de baterias”.

Por outro lado, este tipo de carregadores elétricos permite aos operadores de autocarros expandir de forma rentável a sua infraestrutura de carregamento com até cinco dispensadores, mais um pantógrafo por estação de carregamento, acrescenta.

A solução digital de gestão de entreposto, nomeadamente as suas funcionalidades de monitorização e relatórios, permitirão aos operadores de autocarros controlar de forma centralizada todas as unidades de carregamento e reportar facilmente os principais indicadores, incluindo as poupanças nos custos operacionais.

Já a funcionalidade de gestão inteligente permitirá programar o carregamento dos autocarros para tirar partido de tarifas noturnas mais baixas, assegurando ao mesmo tempo que os veículos atingem o estado de carregamento desejado no momento em que devem entrar em serviço no dia seguinte.

Os governos estatais em toda a Austrália estão a encorajar a adoção de transportes com baixas emissões de gases de efeito de estufa, sendo que os veículos pesados e os autocarros representam a segunda maior parcela dessas emissões, com um peso de 21%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fábrica da Siemens no Seixal vai produzir carregadores elétricos para a Austrália

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião