Cientistas chineses dizem ter criado teste tão fiável quanto PCR, mas com resultados em 4 minutos

Uma equipa de cientistas chineses desenvolveram um novo teste de despiste à Covid-19, que asseguram ser tão fiável quanto um teste PCR, mas que permite um resultado em apenas quatro minutos.

O grupo de investigadores da Universidade Fudan, em Xangai, na China desenvolveram um sensor que usa componentes microeletrónicas para analisar o material genético presente nas zaragatoas, que diminui significativamente o período de reporte resultados, avança a agência AFP (acesso livre, conteúdo em inglês).

As conclusões foram publicadas na segunda-feira na revista científica Nature Biomedical Engineering, sendo que o estudo já foi revisto por pares. “Implementámos um biossensor eletrónico para a deteção do SARS-CoV-2 num protótipo integrado e portátil, que comprovadamente detetou o ARN do vírus em menos de quatro minutos”, apontam os investigadores, no artigo publicado.

Este estudo baseou-se em 33 amostras de pessoas infetadas por Covid-19 em Xangai e, em paralelo, foram realizados testes PCR, o método considerado de referência pela generalidade dos países para detetar possíveis casos de infeção. De acordo, com a equipa de investigadores, os resultados foram bastante fiáveis face aos registados com os testes PCR, não tendo existido casos de falsos positivos entre os voluntários que participaram no estudo.

Os investidores acreditam que estes testes possam vir a ser usados em vários espaços, como aeroportos, unidades de saúde e “até mesmo em casa”, segundo a mesma agência.