Fábrica da Johnson & Johnson suspende produção de vacina contra a Covid

A J&J suspendeu temporariamente a produção da sua vacina contra a Covid-19 numa fábrica em Leiden, na Holanda, para produzir outra vacina. Farmacêutica garante que tem milhões de doses em stock. 

A Johnson & Johnson suspendeu temporariamente a produção da sua vacina contra a Covid-19 numa fábrica em Leiden, na Holanda, para se dedicar a produzir uma vacina experimental, potencialmente mais lucrativa, contra outro vírus. Contudo, a farmacêutica garante que tem milhões de doses em stock.

No final do ano passado, a Johnson & Johnson suspendeu a produção da sua vacina de dose única contra a Covid numa das principais fábricas destinadas para o efeito, de acordo com fontes familiarizadas com o processo, ouvidas pelo The New York Times (acesso livre, conteúdo em inglês). Em causa está uma fábrica em Leiden, na Holanda, que está atualmente a produzir uma vacina experimental, mas potencialmente mais lucrativa, para proteger contra outro vírus que não o SARS-CoV-2, segundo o mesmo jornal.

Esta interrupção é temporária, pelo que se espera que daqui a alguns meses esta fábrica volte a produzir a vacina contra a Covid da Janssen, do grupo Johnson & Johnson. Ainda não está claro qual é o impacto desta suspensão na produção de vacinas contra a Covid da farmacêutica norte-americana, numa altura em que se têm registado atrasos nas entregas desta vacina destinadas aos países de baixos rendimentos.

Contudo, uma das fontes, ouvidas pelo mesmo jornal, antecipa que esta suspensão da produção poderá reduzir o fornecimento da vacina da Johnson & Johnson em algumas centenas de milhões de doses. Não obstante, Jake Sargent, o porta-voz da farmacêutica garante ao The New York Times que a empresa está “focada em garantir que a vacina está disponível onde as pessoas precisam” e que a rede global de produção “está a trabalhar dia e noite” para ajudar a combater a pandemia. Além disso, garante que há milhões de doses prontas em stock.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fábrica da Johnson & Johnson suspende produção de vacina contra a Covid

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião