Salário mínimo espanhol vai subir para mil euros

  • Lusa
  • 9 Fevereiro 2022

O salário mínimo espanhol vai subir para mil euros. Em causa está um aumento de 35 euros, que as confederações patronais criticam.

O Governo espanhol e as principais confederações sindicais chegaram esta quarta-feira a acordo para aumentar o salário mínimo obrigatório em 35 euros, para 1.000 euros por mês, 14 meses por ano, a partir de 01 de janeiro de 2022.

O aumento foi anunciado pela ministra do Trabalho, Yolanda Díaz, o que satisfaz os pedidos feitos pelos sindicatos na concertação social, mas que associações patronais rejeitaram, considerando que é inaceitável para as empresas neste momento.

Depois de assinar o acordo, a ministra disse em conferência de imprensa que este aumento “é um marco muito importante para o país” e algo que ela faz “com satisfação e alegria”, depois de ter realizado uma ronda de negociações com empregadores e sindicatos desde segunda-feira.

O ministério do Trabalho espanhol defendeu que este aumento de 35 euros, que será aplicado retroativamente a 01 de janeiro último, está dentro do intervalo médio recomendado pelos especialistas e sublinhou que é “o melhor instrumento” para combater a desigualdade.

“Há muitas formas de acordo e neste caso foi bipartido”, disse Yolanda Díaz, acrescentando que, apesar de o compromisso não ter sido subscrito pelas entidades patronais, a concertação social em Espanha “está de muito boa saúde”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Salário mínimo espanhol vai subir para mil euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião