Escalada da inflação atira Wall Street para o “vermelho”

Wall Street arrancou a penúltima sessão da semana no "vermelho", após a divulgação dos dados da inflação relativas a janeiro. Tecnológicas caem, enquanto cotadas da banca valorizam.

Os principais índices dos mercados norte-americanos arrancaram a penúltima sessão da semana em “terreno negativo“, depois de ter sido anunciado que em janeiro a inflação ficou acima do que se estava à estava e atingiu mesmo máximos de quatro décadas. Os investidores receiam que, perante estes números, a Reserva Federal dos Estados Unidos assuma uma atitude mais agressiva na política monetária.

O índice de referência em Wall Steet, o S&P 500, abriu a cair 0,74% para 4.553,24 pontos. Também no “vermelho”, o industrial Dow Jones recua 0,38% para 35.630,81 pontos e o tecnológico Nasdaq perde 1,81% para 14.228,68 pontos.

Os mercados estão, assim, a reagir aos dados mais recentes da inflação. De acordo com a nota divulgada esta quinta-feira, no primeiro mês do ano, o Índice de Preços no Consumidor subiu 7,5%, em termos homólogos, nos Estados Unidos, superando o acréscimo de 7,3% projetado pelos economistas.

Perante estes números, crescem agora os receios de que a Reserva Federal norte-americana endureça as suas políticas em resposta à evolução da inflação e os investidores já estão a prever que o banco central começará a aumentar as taxas de juro na reunião que tem marcada para março.

Por outro lado, nesta sessão, as cotadas ligadas ao setor financeiro estão em alta. Os títulos do Wells Fargo avançam 1,15% para 59,74 dólares, os do Bank of America sobem 1,13% para 49,84 dólares e os do Citigroup somam 0,81% para 68,39 dólares. Isto à boleia da subida das taxas de juro a dez anos das obrigações do Tesouro dos Estados Unidos, que atingiram a marca dos 2% pela primeira vez desde 2019.

Já no “vermelho” estão as grandes tecnológicas: as ações da Apple recuam 1,13% para 174,29 dólares, as da Tesla perdem 1,5% para 918,00 dólares, as da Alphabet (dona da Google) caem 1,5% para 2.786,59 dólares, as da Microsoft desvalorizam 2,04% para 304,87 dólares e as da Amazon descem 1,68% para 3.169,49 dólares.

Já os títulos da Walt Disney estão a disparar 5,64% para 155,53 dólares, depois de as suas receitas e lucros terem superado as expectativas.

O dia também é de ganhos para as ações da Mattel, que saltam 10,55% para 25,15 dólares, depois de esta cotada ter anunciado que estima ter registado resultados acima do previsto.

Também acima da linha de água, os títulos da Uber valorizam 4,98% para 42,19 dólares, após ter apresentado resultados animadores aos mercados.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Escalada da inflação atira Wall Street para o “vermelho”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião