Hoje nas notícias: Dívida pública, baixas e vistos gold

  • ECO
  • 10 Fevereiro 2022

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

O governador do Banco de Portugal diz ser “imperdoável” não fazer todos os esforços para reduzir a dívida pública. As baixas por Covid custaram 2,9 milhões de euros por dia em janeiro. O isolamento de turmas durante o estado de calamidade violou a Constituição. Conheça estas e outras notícias que estão a marcar o dia.

“É imperdoável” não fazer todos os esforços para reduzir dívida pública

Mário Centeno diz que “é imperdoável” se não se fizerem todos os esforços para reduzir a dívida pública e o défice ao mesmo tempo que se executam os fundos europeus nos próximos anos. O governador do Banco de Portugal considera que é preciso olhar “para o conjunto do problema [da dívida] e se entenda que a melhor forma de o país se continuar a preparar para essa mudança de ciclo na política monetária é a redução do endividamento”, notando que essa redução está a acontecer e está projetada para os próximos anos. Sendo “alcançável e desejável do ponto de vista da política orçamental e financeira do Estado” fazê-lo, Centeno frisa que o próximo Governo deve-se concentrar não só nesta tarefa mas também na execução do PRR, à qual deve dar “prioridade máxima”.

Leia a entrevista completa no Jornal de Negócios (acesso pago)

Baixas por Covid custaram 2,9 milhões por dia em janeiro

Janeiro assistiu quase a metade do número total de casos de Covid desde que a pandemia apareceu no país. No primeiro mês do ano, os pagamentos de baixa por doença Covid ou isolamento atingiram 89,5 milhões de euros, num total de 389 mil subsidiados. O número de baixas praticamente quadruplicou face a janeiro de 2021. Nesse mês, a Segurança Social pagou um total de 44,3 milhões de euros em baixas por Covid e 37,4 milhões por isolamento. Juntam-se 33 mil subsídios no valor de 7,8 milhões de euros por assistência a filhos ou netos.

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (link indisponível)

Isolamento de turmas durante estado de calamidade violou Constituição

O isolamento de turmas inteiras em casa depois do surgimento de casos positivos de Covid durante o estado de calamidade violou a Constituição, dizem os juízes do Palácio Ratton. Os conselheiros do Tribunal Constitucional debruçaram-se sobre dois dos casos ocorridos nas escolas, quando pais de alunos mandados para casa em confinamento desencadearam em tribunal processos de habeas corpus para libertar imediatamente as suas famílias desta imposição.

Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado)

Investimento em vistos gold supera nível pré-pandémico em janeiro

Em janeiro, foram concedidos 94 vistos gold, fruto de um investimento global de 48 milhões de euros, segundo os dados do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF). Este valor representa uma subida de 45% face a janeiro do ano passado e de 6% face a janeiro de 2020. Por via da aquisição de imóveis foram atribuídos 75 vistos em janeiro, num investimento de 38,7 milhões de euros. Lisboa foi a cidade que mais captou o interesse: foram concedidos 41 vistos por via da aquisição de imóveis para habitar ou reabilitar.

Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso pago)

PS conquista maioria com medo da geringonça e direita

O voto útil foi decisivo para o PS conquistar a maioria absoluta nas eleições legislativas. Mais de 40% dos inquiridos no barómetro da Intercampus indicaram ter votado para impedir um novo Governo socialista dependente dos acordos com a geringonça e 30,2% fizeram o mesmo para travar um Governo de direita, com o PSD a liderar e eventualmente com acordos parlamentares com o Chega. O mesmo barómetro mostra que quase metade dos inquiridos (47,8%) não queria uma maioria do PS, mas o medo da instabilidade e dos extremismos foi decisivo para o voto dos portugueses.

Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Dívida pública, baixas e vistos gold

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião