PCP aberto a regresso de debates quinzenais com primeiro-ministro desde que tenham “nível”

  • Lusa
  • 10 Fevereiro 2022

"O plenário da Assembleia da República, e um debate dessa natureza e com esse objetivo, deve ter um nível que aquele órgão de soberania exige", defende Jerónimo de Sousa.

O secretário-geral do PCP defendeu esta quinta-feira que se os debates quinzenais com o primeiro-ministro voltarem a ser instituídos no parlamento, devem ter “um nível que aquele órgão de soberania exige”.

Questionado sobre uma alteração regimental para permitir o regresso dos debates quinzenais com o primeiro-ministro ao parlamento, como propõe a Iniciativa Liberal, Jerónimo de Sousa respondeu que na anterior legislatura o PCP tomou posição sobre o assunto, opondo-se à extinção daquela modalidade de discussão em plenário.

“Tudo o que for enriquecedor para esse debate, deve acontecer. Agora, também consideramos que o plenário da Assembleia da República, e um debate dessa natureza e com esse objetivo, deve ter um nível que aquele órgão de soberania exige. Queremos amplo debate, sentido da medida”, frisou, após um encontro com a Liga dos Bombeiros Portugueses na sede nacional do partido.

Recordando que, na anterior legislatura, o PCP já tinha tomado “posição sobre isso” – em julho de 2020, os comunistas tinham-se oposto ao fim dos debates quinzenais -, Jerónimo de Sousa reiterou que “a Assembleia da República tem condições para promover o debate entre as forças políticas, e entre as forças políticas e o Governo”.

Na anterior legislatura, por proposta do PSD, os debates quinzenais com o primeiro-ministro passaram de quinzenais para bimensais.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PCP aberto a regresso de debates quinzenais com primeiro-ministro desde que tenham “nível”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião