“Portugueses podem confiar numa recuperação plena nos próximos anos”, diz Leão

Em reação às novas previsões da Comissão Europeia, o atual ministro das Finanças diz que os portugueses podem confiar numa recuperação plena nos próximos anos.

O Ministério das Finanças recebeu com agrado as novas previsões económicas da Comissão Europeia, que contam com uma revisão em alta do crescimento da economia portuguesa tanto em 2022 como em 2023. O Governo PS dá destaque ao facto de o executivo comunitário ter revisto em alta os números de Portugal ao mesmo tempo que reviu em baixa os da Zona Euro e à convergência económica prevista para este ano e o próximo. Mas os números da Comissão Europeia também mostram a economia portuguesa na cauda da Europa.

Estas são boa notícias para Portugal e para os portugueses, que podem confiar numa recuperação plena nos próximos anos, alicerçada numa implementação célere e eficaz do PRR” (Plano de Recuperação e Resiliência), afirma o atual ministro das Finanças, João Leão, numa declaração enviada ao ECO, argumentando que os dados da Comissão Europeia “reforçam as perspetivas positivas para a recuperação da economia portuguesa em 2022”.

O atual Executivo PS assinala que as previsões estão “em linha com as últimas estimativas oficiais do Governo”, o que reforça “a credibilidade que Portugal alcançou junto das instituições internacionais”. Em breve, o cenário macroeconómico do Governo será atualizado quando for entregue a nova versão do Orçamento do Estado para 2022, na sequência das eleições.

Na reação às previsões da Comissão, João Leão opta por destacar três dados:

  • A Comissão Europeia reviu em alta a previsão de crescimento para a economia portuguesa em 2022, ao contrário do que sucedeu para a área do euro e a União Europeia.
  • Para 2022, a Comissão Europeia estima um crescimento de 5,5% para Portugal, uma das taxas mais elevadas da UE (a 3ª maior da UE) e 1,5 pontos percentuais acima da média europeia.
  • No conjunto de 2022 e 2023, a Comissão estima que Portugal cresça 8,2%, mais de um ponto acima tanto da área do euro como da União Europeia.

Contudo, apesar da convergência com a média europeia em 2022 e 2023, isso não será suficiente para colocar Portugal fora da cauda da UE na comparação do nível do PIB no futuro com o nível registado no final de 2019, antes da pandemia. Nas previsões de inverno, a Comissão Europeia publica uma comparação com 23 Estados-membros em que Portugal, no caso do PIB no final de 2023, está mesmo em último.

Fonte: Previsões de inverno 2022 da Comissão Europeia.

Isto é, quando se chegar ao final de 2023, tendo em conta as previsões atuais, Portugal será o país da UE que terá crescido menos face ao nível pré-pandemia. Esta análise da Comissão Europeia não inclui os dados da Irlanda, Chipre, Grécia e Malta uma vez que os dados trimestrais do PIB não estão disponíveis nestes quatro países.

A comparação é menos má quando se olha para o final de 2021, dado que, nessa ótica, Espanha, por exemplo, está pior do que Portugal. Quando se olha para o final de 2022, verifica-se o mesmo. Mas o crescimento previsto para a economia espanhola em 2023 (4,4%), acima do de Portugal (2,6%), deixa a economia portuguesa no último lugar deste ranking, segundo as contas da Comissão Europeia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Portugueses podem confiar numa recuperação plena nos próximos anos”, diz Leão

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião