Católica Porto Business School dá aulas de financiamento bancário a empresas

Dirigido pelo economista Paulo Alcarva, o curso executivo em Financiamento Bancário de Empresas arranca em setembro na Católica Porto Business School, dura 80 horas e custa 1.900 euros (+IVA).

É para “capacitar os participantes de todas as ferramentas para melhor entender os produtos bancários e a forma de decisão dos bancos no processo de concessão de crédito” que a Católica Porto Business School vai lançar um novo curso executivo sobre o financiamento bancário de empresas.

Com uma duração de 80 horas e um custo de 1.900 euros (+ IVA), esta nova formação é direcionada a empresários, gestores e responsáveis de departamentos financeiros e administrativos; a colaboradores do setor bancário de diferentes segmentos (área comercial, de risco, de recuperação de crédito, de marketing de produto); a consultores financeiros; e a contabilistas certificados.

Numa mensagem assinada por Paulo Alcarva, o diretor do programa assinala que, embora nas últimas décadas se tenham verificado “alterações profundas” na atividade financeira, esta continua a ser a principal fonte de financiamento das empresas nacionais. Uma realidade que se torna “mais significativa quando pensamos nas micro e pequenas e médias empresas (PME) — e nas suas tradicionais dificuldades de diversificação das fontes de financiamento através de dívida (mercado de capitais) e capital de risco”.

Agendado para setembro de 2022, este curso executivo tem as aulas marcadas para as segundas e quartas-feiras, das 18h30 às 21h30, no campus da Católica Porto Business School, na zona da Foz. O economista Paulo Alcarva promete que vai ainda fornecer “competências e conhecimentos técnicos de forma a ajustar as necessidades de financiamento das empresas à oferta existente e ao contexto ‘condicionado’ dos bancos na concessão de crédito, por forma a encontrar os instrumentos financeiros mais adequados”.

“Ao longo do curso serão abordados temas como os princípios fundamentais do crédito bancário, enquadrados por uma abordagem contratual, por forma a fazer-se com transparência e literacia a transposição das fichas técnicas do financiamento para a formalização do contrato; e foco nas operações, com o detalhe dos instrumentos de financiamento segmentados por tipologia de necessidades das organizações, desde as soluções mais convencionais às estruturas menos padronizadas”, refere a instituição particular de Ensino Superior.

A área da formação executiva da Católica Porto Business School é liderada por Carlos Fernando Vieira desde setembro de 2021, após terminar a ligação ao grupo Ensinus, onde ocupou o cargo de presidente executivo. Licenciado em Administração e Gestão de Empresas pela Universidade Católica (Lisboa) e pós-graduado em Gestão e Organização Industrial, foi vice-presidente do Sporting durante a direção de Bruno de Carvalho, com as pastas das finanças e do património.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Católica Porto Business School dá aulas de financiamento bancário a empresas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião