Rússia diz que parte das manobras militares está a chegar ao fim

  • Lusa
  • 14 Fevereiro 2022

"Há alguns exercícios em curso. Uma parte está terminada, outra está a ser concluída", adiantou o ministro da Defesa ucraniano, Oleksi Reznikov.

O ministro da Defesa russo, Sergey Shoigu, anunciou esta segunda-feira que as manobras conjuntas militares na Rússia e na Bielorrússia estão, em parte, a finalizar, apesar de o Ocidente temer a iminência de uma invasão da Ucrânia.

Há alguns exercícios em curso. Uma parte está terminada, outra está a ser concluída. Outros ainda em curso, tendo em conta a dimensão destes exercícios que foram planeados e iniciados em dezembro”, explicou Shoigu, durante uma reunião com o Presidente russo, Vladimir Putin, que foi transmitida por estações televisivas nacionais.

Ao mesmo tempo, o ministro da Defesa ucraniano, Oleksi Reznikov, considerou “positiva” uma conversa telefónica com o seu homólogo bielorrusso, Vitkor Khrenin, onde foram discutidas as manobras militares conjuntas na Rússia e na Bielorrússia, perto das fronteiras da Ucrânia. “Vi um sinal positivo e um primeiro passo para uma cooperação frutífera”, disse o ministro ucraniano.

Entretanto, começaram a chegar à Lituânia, país membro da NATO, os primeiros reforços militares alemães, no âmbito da consolidação de tropas da Aliança Atlântica na Europa de Leste, face à ameaça de uma invasão russa da Ucrânia.

Um avião de transporte militar com algumas dezenas de soldados alemães a bordo, dos 350 prometidos recentemente, chegou a Kaunas, a segunda maior cidade do país báltico. A Alemanha já tem cerca de 550 soldados estacionados na Lituânia e lidera neste país o batalhão multinacional da NATO.

As forças adicionais serão apoiadas por 100 veículos militares, explicou o comandante do grupo de batalha, Daniel Andrae. A Lituânia, membro da União Europeia com 2,8 milhões de habitantes, tem fronteiras comuns com a Rússia e a Bielorrússia.

Como parte de intensas negociações diplomáticas desencadeadas pela crise nas fronteiras ucranianas, o chanceler alemão, Olaf Scholz, aterrou esta segunda em Kiev, para negociações, antes de uma visita a Moscovo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Rússia diz que parte das manobras militares está a chegar ao fim

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião