Hoje nas notícias: Salários, ciberataque e refrigerantes

  • ECO
  • 15 Fevereiro 2022

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

A promessa socialista de um acordo de rendimentos deverá ser uma das prioridades do novo Governo, que quer fechar a proposta na concertação social até julho. O imposto sobre as bebidas açucaradas, introduzido em 2017, levou a uma quebra significativa não só no consumo de refrigerantes como dos lucros das empresas que os produzem. Conheça estas e outras notícias em destaque na imprensa nacional esta terça-feira.

Governo quer acordo de rendimentos fechado até julho

O novo Executivo liderado por António Costa, que tomará posse a 23 de fevereiro, terá como prioridade negociar, em concertação social e até julho, o acordo de médio prazo para a melhoria dos rendimentos dos trabalhadores e da competitividade das empresas. A proposta remonta a 2019, mas ficou sem ver a luz do dia por causa da pandemia, tendo a meta temporal sido abordada numa audiência de António Costa aos parceiros sociais.

Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado).

Taxa sobre refrigerantes corta vendas em 12,5%

Desde a introdução de uma taxa sobre as bebidas açucaradas em 2017, as vendas de refrigerantes em Portugal caíram 12,5%, tornando as empresas produtoras “significativamente menos lucrativas”, concluiu um estudo feito pela Nova SBE. A quebra nos lucros deveu-se “a uma queda significativa nas vendas a nível a interno” após a introdução desta taxa, com uma diminuição de 19,3% nos rendimentos líquidos.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Taxa cobrada aos passageiros da aviação rende 10,5 milhões

A 1 de julho do ano passado começou a ser cobrada uma taxa de carbono aos passageiros aéreos e marítimos, que rendeu, em seis meses, mais de dez milhões de euros. A taxa cobrada entre julho e dezembro de 2021 pelas companhias aéreas totalizou quase 10,5 milhões de euros em receita, transferidos para o regulador da aviação civil. Este, por sua vez, entregou quase 10,2 milhões ao Fundo Ambiental.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Ciberataque à Germano de Sousa impede mais de 30 mil testes PCR à Covid

O grupo Germano de Sousa sofreu um ciberataque, o que levou ao fecho dos laboratórios durante quatro dias. Neste período, ficaram por realizar mais de 30 mil testes PCR à Covid-19. A reabertura estava prevista para segunda-feira, mas não foi possível assegurar as condições técnicas necessárias, pelo que deverá apenas reabrir portas esta terça-feira, começando pelo Porto.

Leia a notícia completa na RTP (acesso livre).

Estado penhora salário a Vítor Baía

Vítor Baía, vice-presidente do FC Porto, terá visto uma parte significativa do vencimento ser penhorada pelo Estado. A medida terá sido tomada para assegurar o pagamento de uma dívida do tempo do BPN de cerca de 5,4 milhões de euros. Foi a Parvalorem, entidade pública que herdou os ativos tóxicos do BPN, que ordenou a penhora, noticia o CM.

Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Salários, ciberataque e refrigerantes

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião