Hoje nas notícias: Certificado, juros e botijas de gás

  • ECO
  • 16 Fevereiro 2022

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

O fim da obrigatoriedade do certificado digital Covid-19 para entrar nos restaurantes e nas discotecas pode ser aprovado no Conselho de Ministros desta semana. O custo das botijas de gás em Portugal aumentou 17% desde que o preço deixou de ser regulado. Mesmo com subida das taxas de juro, o custo da dívida portuguesa deverá continuar a descer. Conheças estas e outras notícias em destaque na imprensa nacional esta quarta-feira.

Governo estuda fim do certificado digital nos restaurantes e discotecas

Face à diminuição do número de novas infeções diárias de Covid-19, o Governo poderá aprovar no Conselho de Ministros desta semana o fim da obrigatoriedade do certificado digital Covid-19 para entrar nos restaurantes e nas discotecas. A confirmar-se, esta medida pode entrar em vigor já na próxima semana, sendo o objetivo do Executivo dar um impulso a dois dos setores mais afetados pela pandemia. Esta quarta-feira serão ouvidas as recomendações dos peritos em mais uma reunião na sede do Infarmed.

Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago).

Preço da botija de gás subiu 17% em nove meses

As botijas de gás butano e propano tiveram um aumento de quase 17%, para mais de 29 euros, desde o fim da regulação do preço há nove meses. O aumento é superior em mais de cinco vezes à inflação de 2021. As botijas em Portugal estão a ser vendidas quase ao dobro das de Espanha, onde o preço — regulado pelo Estado — cresceu 5% em janeiro, para 15,6 euros (propano) e 17,75 euros (butano).

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago).

Custo da dívida vai continuar a descer mesmo com juros a subir

O fim da era dos juros negativos parece estar próximo, mas ainda que as taxas estejam a subir um pouco por todo o mundo, o custo da dívida portuguesa deverá continuar a descer. A estimativa é da presidente do IGCP, Cristina Casalinho, que explica que, apesar de os juros da dívida soberana se terem agravado nas últimas semanas, o custo médio para Portugal deverá continuar a encolher: “Se as taxas de juro subirem para 1% (face a 0,6% em 2021), o custo médio de financiamento do Estado português poderá continuar a cair, porque se está a substituir empréstimos com taxas altas por outros com taxas mais baixas”, disse. Por exemplo, em 2022, a Obrigação do Tesouro a reembolsar paga um juro de 2,2% e foi parcialmente substituída por uma emissão a 20 anos que paga 1,15%, exemplificou.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Salgado viverá com reforma de 1.200 euros e é ajudado pelos filhos

Ricardo Salgado estará a viver com uma reforma de 1.200 euros, bem abaixo dos 20 mil que recebia antes do arresto dos seus bens nos processos que enfrenta na Justiça. O ex-banqueiro vive também da ajuda da filha mais velha, que atualmente reside na Suíça e é casada com o dono e gestor da Societé Industrielle et Commerciale de Produits Alimentaires. Estas informações estarão contidas no relatório social que consta no processo em que o antigo presidente do BES está a ser julgado por três crimes de abuso de confiança, um processo separado da Operação Marquês.

Leia a notícia completa no Observador (acesso pago).

Novo resort em Troia custará 116 milhões de euros

Em 2025, vai “nascer” um novo resort de cinco estrelas em Troia, num investimento de 116 milhões de euros. O projeto é da promotora imobiliária portuguesa Coporgest e está na fase final de aprovação. As obras para construir um hotel de 58 quartos, 38 vilas e 91 apartamentos, com heliporto, deverão arrancar em outubro deste ano. O empreendimento será erguido a poucas dezenas de metros da praia, no antigo parque de campismo que está desativado há mais de 30 anos. O investimento de 116 milhões de euros será financiado através de equity e dívida bancária.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Certificado, juros e botijas de gás

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião