Já há rede 5G em todos os países da União Europeia

Lituânia foi mesmo o último Estado-membro a lançar a quinta geração, lugar a que Portugal escapou por pouco, ficando em penúltimo. 5G já chega a metade dos europeus.

Já há pelo menos uma operadora com rede móvel 5G em cada um dos 27 países da União Europeia, confirma o mais recente relatório do Observatório do 5G, um organismo da Comissão Europeia. No final de 2021, a tecnologia chegava a 49% da população da região.

Na reta final do ano passado, só Portugal e Lituânia é que ainda não tinham ofertas comerciais de quinta geração. Mas já não é assim: a Nos anunciou a chegada do 5G a Portugal no final de novembro; já em janeiro, o 5G chegou à Lituânia através da operadora Telia.

“Serviços comerciais de 5G estão agora disponíveis pela primeira vez em todos os 27 Estados-membros”, lê-se no relatório do Observatório do 5G referente ao quarto trimestre de 2021. “Isto resulta dos recentes lançamentos comerciais de 5G que tiveram lugar tanto na Lituânia como em Portugal”, acrescenta o relatório.

O organismo da Comissão Europeia confirma o que o ECO escreveu em novembro, por ocasião do lançamento português do 5G. Ao acelerarem a atribuição das licenças depois de desatado o nó do leilão, que provocou um atraso significativo no processo, operadoras e Anacom conseguiram evitar que Portugal fosse o último da União Europeia a lançar o 5G. Ainda assim, o país ficou em penúltimo.

Numa nota a dar conta da publicação do relatório, o Observatório do 5G recorda que, com isto, a União Europeia alcança finalmente um dos “grandes objetivos” do Plano de Ação para o 5G, de ter rede comercial em todos os Estados-membros.

A meta inicial era de ter uma cidade em cada um dos 27 países com 5G até ao final de 2020. Contudo, o surgimento da pandemia baralhou os planos por toda a região, incluindo em Portugal, com a Anacom a atrasar em vários meses o início do leilão, leilão esse que acabou ferido de polémica. Durou 1.727 rondas, um dos mais longos de toda a União Europeia.

Em Portugal, a Vodafone lançou o 5G pouco depois da Nos e a Meo disponibilizou a rede em 1 de janeiro de 2022. Há ainda três outros players: a grossista Dense Air, a Nowo (que ainda não revelou qual a estratégia) e a romena Digi. Sobre esta última, o ECO noticiou recentemente que a empresa planeia lançar 5G em Portugal na segunda metade do ano.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Já há rede 5G em todos os países da União Europeia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião