Pressão em Wall Street com bolsas a caírem 2% por receio de guerra na Ucrânia

Biden diz que todas as indicações apontam no mesmo sentido: a Rússia planeia invadir a Ucrânia nos próximos dias e prepara um pretexto para o ataque. Tensão na Europa derruba Wall Street.

As bolsas norte-americanas caíram mais de 2% esta quinta-feira, com os investidores assustados com a possibilidade de uma guerra na Ucrânia se a Rússia invadir o país.

O S&P 500 caiu 2,1%, o industrial Dow Jones recuou 1,78% e o tecnológico Nasdaq perdeu 2,9%, depois de o Presidente americano, Joe Biden, ter revelado que todas as indicações apontam no mesmo sentido: as forças russas estão a planear uma invasão nos próximos dias e a preparar um pretexto para justificar esse ataque. O índice Vix, que mede o medo dos investidores, disparou 15%.

“Há muito nervosismo à medida que nos aproximamos do fim de semana sem um acordo em relação à Rússia e à Ucrânia”, disse Michael James, da Wedbush Securities, citado pela agência Reuters, antecipando uma sexta-feira de volatilidade nos mercados.

A pressão vendedora atingiu sobretudo o setor tecnológico, onde a Nvidia caiu mais de 7% depois de ter apresentado resultados que não impressionaram os investidores. A Microsoft caiu quase 3% e a Apple desvalorizou 2%, enquanto a Tesla registou uma quebra de 5%.

Na frente económica, o Departamento do Trabalho revelou que o número de americanos a pedir subsídio de desemprego aumentou inesperadamente na última semana: foram registados 248 mil pedidos, acima dos 219 mil previstos pelos economistas.

(Notícia atualizada às 21h32)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Pressão em Wall Street com bolsas a caírem 2% por receio de guerra na Ucrânia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião