Finlândia e Itália anunciam apoios para compensar preços da energia

Finlândia avança com apoios a edifícios agrícolas, investimentos verdes e deslocação para o trabalho, enquanto Itália deverá aprovar 8 mil milhões de euros em apoios energéticos sem alterar défice.

A Finlândia vai subsidiar a deslocação para o trabalho com 142 milhões de euros, segundo a ministra das Finanças da finlandesa Annika Saarikko, e a Itália deverá aprovar até 8 mil milhões de euros em apoios aos consumidores e às empresas para mitigar os custos energéticos, avançou esta sexta-feira a Bloomberg (acesso condicionado / conteúdo aberto).

O plano finlandês inclui ainda um subsídio sobre edifícios agrícolas, com valor até 10 milhões de euros, bem como uma garantia de empréstimo para os investimentos amigos do ambiente. O Governo finlandês vai ainda preparar um novo sistema de tributação sobre o gasóleo, com um custo de 300 milhões de euros, e novas medidas de apoio aos mais afetados pela subida dos custos da energia.

Os outros países escandinavos já tinham avançado com medidas para mitigar o elevado preço da energia: a Dinamarca optou por subsidiar as famílias com rendimentos mais baixo, a Suécia compensou os agricultores e a Noruega também preferiu ajudar as famílias.

Mais a sul, em Itália, Mario Draghi vai investir até 8 mil milhões de euros, cerca de 6 mil milhões serão destinados ao próprio setor da energia, e os restantes seguirão para o setor automóvel, avançaram fontes da Bloomberg (acesso condicionado / conteúdo em inglês). Os reguladores energéticos italianos alertaram no início desta semana para um potencial aumento de 131% nas contas da eletricidade no primeiro trimestre do ano, e mais de 90% no gás natural.

O Governo do primeiro-ministro italiano, Mario Draghi, já prescindiu de 10 mil milhões de euros em compensações ao aumento dos preços da energia. O novo apoio não irá exigir a mudança da meta para o défice do país, e será financiado pela antecipação dos gastos planeados para o final do ano.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Finlândia e Itália anunciam apoios para compensar preços da energia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião