Wall Street abre em modo espera e de olho na Ucrânia

Mantêm-se os nervos à flor da pele com a incerteza de uma invasão russa na Ucrânia a condicionar as bolsas americanas no arranque da última sessão da semana.

Wall Street abriu a sessão desta sexta-feira sem grandes oscilações, mantendo-se nervos à flor da pele dos investidores em relação à situação da Ucrânia.

Do lado do Ocidente, EUA, NATO e aliados têm vindo a anunciar que a Rússia poderá invadir a Ucrânia nos próximos dias e que se prepara para criar um “pretexto” para avançar com as tropas. Do lado de Moscovo, sucedem-se os anúncios em sentido contrário: que as unidades perto da fronteira ucraniana estão a regressar às bases, depois de concluírem exercícios militares.

Certo é que as duas partes e Kiev têm apelado à diplomacia para travar uma escalada de tensão que tem deixado os investidores assustados.

É neste cenário de incerteza que Wall Street se prepara para ir fim de semana, com os principais índices americanos em modo espera antes de mais desenvolvimentos. O S&P 500 abriu em alta de 0,06%, enquanto o industrial Dow Jones e o tecnológico Nasdaq deslizam 0,20% e 0,16%.

“O mercado acionista vai continuar bastante volátil até que estas incertezas geopolíticas e as questões de política monetária sejam esclarecidas”, referiu Christian Stocker, analista do Unicredit, citado pela Reuters.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Wall Street abre em modo espera e de olho na Ucrânia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião