Portugal poderá receber mais 11% do PRR do que o previsto

  • ECO
  • 19 Fevereiro 2022

Portugal poderá vir a receber mais 1.600 milhões de euros em subvenções no âmbito do PRR, face aos 13,9 mil milhões inicialmente previsto, segundo as estimativas do economista Zsolt Darvas.

Portugal poderá vir a receber mais 1.600 milhões de euros em subvenções no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), isto é, um aumento de cerca de 11% face ao previsto, avança o Público (acesso pago).

No ano passado, quando foram anunciados os fundos destinados a apoiar os Estados-membros da União Europeia (UE) em face do impacto económico provocado pela pandemia, ficou decidido que a distribuição de verbas era feita de acordo base em projeções económicas, sendo que um dos fatores mais importantes seria a perda acumulada do PIB em termos reais observada durante os anos de 2020 e 2021.

Contudo, os dados definitivos só serão conhecidos em junho, pelo que isso poderá ter impacto nas verbas atribuídas a cada país. Neste contexto, o economista Zsolt Darvas, investigador no think tank europeu Bruegel, publicou cálculos mais atualizados, estimando que há países que poderão receber menos dinheiro (com a perda máxima a ascender a 24%) e outros menos dinheiro. Quanto a Portugal, o economista estima que o país poderá a vir a receber 15,5 mil milhões de euros, isto é um aumento de cerca de 11% face aos 13,9 mil milhões de euros inicialmente estimados, segundo o Público. Recorde-se que a economia portuguesa cresceu 4,9% em 2021, de acordo com a estimativa rápida do INE e acima das previsões do Governo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal poderá receber mais 11% do PRR do que o previsto

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião