EUA alargam sanções ao Nord Stream2 e aos seus gestores

Depois de a Alemanha congelar a certificação do gasoduto, também os Estados Unidos anunciaram que vão impor sanções ao Nord Stream2, bem como aos seus gestores.

A Casa Branca decidiu impor sanções e ao Nord Stream2 e aos seus gestores. Esta decisão junta-se ao pacote de sanções contra a Rússia anunciado na terça-feira pelos Estados Unidos, perante a escala de tensões geopolíticas na Ucrânia.

“Hoje [quarta-feira, 23 de fevereiro] orientei a minha administração a impor sanções ao Nord Stream 2 AG e aos seus gestores corporativos”, anunciou o presidente dos Estados Unidos, em comunicado divulgado esta quarta-feira. Estas medidas juntar-se-ão ao pacote de sanções anunciado pelo governo norte-americano. “Como deixei claro, não hesitaremos em tomar novas medidas se a Rússia continuar a escalar”, garante a administração de Joe Biden.

Esta decisão surge depois de o chanceler alemão ter anunciado na terça-feira que a Alemanha ia suspender a certificação do gasoduto Nord Stream2, que liga a Rússia à Alemanha, através do Báltico. O objetivo é “fornecer uma resposta forte e unificada”, aponta ainda o comunicado.

Na terça-feira, os Estados Unidos decidiram fechar a torneira de financiamento à Rússia, proibindo a emissão de nova dívida soberana russa e reforçar a presença de tropas norte-americanas para os países da NATO com fronteira com a Rússia e a Ucrânia. Além disso, a Casa Branca avançou também com sanções que incidem sobre o sistema financeiro, sendo que, neste âmbito, o banco russo VEB e um banco militar ficam sem acesso ao dólar.

As tensões geopolíticas entre a Rússia e a Ucrânia acentuaram-se nos últimos dias, depois de Vladimir Putin ter reconhecido a independência de Donetsk e Lugansk, dois territórios separatistas pró-russos na região do Donbass, que proclamaram a independência das suas repúblicas em 2014, ano em que a Rússia anexou a península da Crimeia e a cidade de Sebastopol.

Além dos EUA e da Alemanha, também a União Europeia aprovou um pacote de sanções contra a Rússia, enquanto o Reino Unido decidiu impor sanções a cinco bancos russos e a três bilionários russos.

(Notícia atualizada pela última vez às 19h42)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EUA alargam sanções ao Nord Stream2 e aos seus gestores

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião