Arguidos do caso Colégios GPS absolvidos

António Calvete, António Madama, Agostinho Ribeiro, Fernando Catarino e Manuel Madama foram absolvidos do processo Colégios GPS. Ministério Público vai recorrer da decisão.

Esta sexta-feira, o Tribunal Central Criminal de Lisboa absolveu o ex-deputado do PS, António Calvete, António Madama, Agostinho Ribeiro, Fernando Catarino e Manuel Madama, gestores arguidos no processo dos Colégios GPS, avançou o jornal Público. Os arguidos estavam acusados pelos crimes de peculato, burla qualificada e falsificação de documentos.

A juíza deu como não provado que os arguidos tenham usado o dinheiro dos colégios para uso pessoal, nem que tenham criado um esquema para obter pagamentos indevidos do Estado. O Ministério Público já anunciou que vai recorrer da decisão.

Neste processo os arguidos estavam acusados de terem usufruído 30 milhões de euros para uso pessoal que o GPS terá recebido do Estado entre 2005 e 2013. Estes montantes foram entregues através de contratos de associação. Segundo a acusação, esse dinheiro teria sido usado para pagar viagens, carros, mobílias, refeições. A investigação teve início em 2014, sendo a acusação deduzida a 20 de março de 2018 e julgamento teve início em setembro de 2021.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Arguidos do caso Colégios GPS absolvidos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião