5 coisas que vão marcar o dia

  • Joana Abrantes Gomes
  • 2 Março 2022

No mesmo dia que o Banco de Portugal faz o balanço da campanha de troca dos escudos, há dados sobre a inflação na Zona Euro e as taxas de emprego e desemprego em Portugal.

O Banco de Portugal publica dados sobre a dívida pública em janeiro, enquanto à tarde vai “prestar contas” sobre a campanha da troca de escudos, que decorreu até à passada segunda-feira. Há ainda estimativas sobre a evolução da taxa da inflação na Zona Euro em fevereiro, e dados sobre o emprego e o desemprego a nível nacional.

BdP faz balanço da campanha da troca de escudos

Pelas 15h30 desta quarta-feira, o Banco de Portugal (BdP) dá uma conferência de imprensa sobre a iniciativa “20 Anos do Euro”, na qual fará o balanço da campanha da troca de escudos, findada na passada segunda-feira. O escudo deixou as mãos dos portugueses a 1 de março de 2002, quando foi substituído pelo Euro, encerrando este ano o prazo de troca, que é de 20 anos após a retirada de circulação. A taxa de câmbio aplicada pelo BdP foi a fixada na altura, que dita que um euro vale 200,482 escudos.

Inflação vai acelerar em fevereiro?

O Eurostat vai publicar esta quarta-feira uma estimativa preliminar da evolução da inflação na Zona Euro relativamente ao mês de fevereiro, cujo valor será essencial para a análise do Banco Central Europeu (BCE) sobre a evolução dos preços e, consequentemente, o rumo da política monetária. A taxa de inflação da união monetária acelerou em janeiro para 5,1%, acima dos 3,4% registados em Portugal. Apesar de uma subida menos expressiva em Portugal em comparação com a Zona Euro e os Estados Unidos, a inflação tem sido acompanhada com bastante atenção devido à aceleração do crescimento dos preços.

INE revela estimativa mensal do emprego

Pelas 11 horas, o Instituto Nacional de Estatística (INE) divulga as estimativas mensais de emprego e desemprego referentes a janeiro deste ano. No último mês de 2021, o desemprego desceu para 5,9%, um mínimo de duas décadas, enquanto a taxa de emprego se fixou em 63,3%. O Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) revelou na semana passada que o número de desempregados voltou a aumentar em janeiro, para 355.868 indivíduos inscritos.

 

Como evoluiu a dívida pública no primeiro mês do ano?

O Banco de Portugal (BdP) publica os dados da dívida pública na ótica de Maastricht (a que interessa a Bruxelas) relativos a janeiro deste ano. A dívida pública portuguesa encerrou 2021 a encolher 900 milhões de euros face ao final de 2020, descendo para 269,6 mil milhões de euros, enquanto o rácio do endividamento público passou de 135,2% do PIB para 127,5%, acima da previsão do Governo (126,9%).

Centeno dá aula sobre supervisão pública na FDUL

Ainda esta quarta-feira, o governador do Banco de Portugal (BdP), Mário Centeno, vai lecionar a aula inaugural da Pós-Graduação em Corporate Governance, Compliance e Supervisão Pública, curso organizado pelo Instituto de Ciências Jurídico-Políticas (ICJP) e pelo Instituto de Direito Penal e de Ciências Criminais (IDPCC), da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, em parceria com a Ernst & Young. Pelas 19 horas, o ex-ministro das Finanças falará sobre a supervisão pública enquanto instrumento de estabilidade dos setores económicos regulados, enquanto a eurodeputada socialista Maria Manuel Leitão Marques irá abordar, a partir das 20 horas, a inovação tecnológica como instrumento de melhoria da corporate governance e da competitividade das empresas. Mais informações estão disponíveis neste site.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião