IEFP já tem 7.500 ofertas de trabalho para refugiados ucranianos

O número é avançado pelo Ministério do Trabalho ao ECO: já foram registadas 7.500 ofertas de trabalho para refugiados ucranianos na plataforma criada pelo IEFP para esse fim.

Já há mais de sete mil oportunidades de trabalho registadas na plataforma do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) que está a fazer um levantamento das vagas disponíveis para os refugiados ucranianos que cheguem a Portugal. Este número foi avançado ao ECO esta quinta-feira pelo Ministério do Trabalho e representa um disparo de 275% face às ofertas que estavam registadas ainda esta terça-feira.

Faz esta quinta-feira uma semana que a Rússia deu início à “operação militar especial” na Ucrânia, tendo, desde então, milhares de cidadãos saído desse país. Perante esse cenário, o IEFP lançou uma plataforma, na qual as empresas portuguesas podem carregar as oportunidades de emprego que têm disponíveis para os refugiados que, eventualmente, chegarão a Portugal.

Na terça-feira, Ana Mendes Godinho tinha adiantado que já estavam registadas 2.000 vagas. Um dia depois, e tal como o ECO avançou, esse número já tinha mais do que duplicado e esta quinta-feira, informou fonte do Ministério do Trabalho, já ultrapassou a marca das 7.000 oportunidades de emprego registadas. No total, já estavam carregadas na plataforma do IEFP 7.500 ofertas de trabalho, até às 12h00 desta quinta-feira, dia 3 de março.

O Ministério do Trabalho já tinha explicado que “existe uma enorme diversidade de profissões pretendidas, sendo que os principais setores com ofertas de emprego colocadas são tecnologias de informação, transportes (motoristas), restauração e hotelaria, setor social e construção civil“, estando as vagas inscritas “dispersas por todo o país“.

De notar que o IEFP já também fazer um “mapeamento das competências dos trabalhadores ucranianos acolhidos” e, depois, entrará em contacto com as empresas que se registem na referida plataforma para apresentar os candidatos, “caso exista ajustamento ao perfil pretendido”. Caso haja intenção de avançar com a contratação, o IEFP terá de ser informado, de modo a que os empregadores possam aceder aos apoios disponíveis, nomeadamente o Ativar.pt e o Compromisso Emprego Sustentável.

Além disso, o IEFP já se comprometeu a “disponibilizar cursos de Português Língua de Acolhimento para que os cidadãos ucranianos que cheguem a Portugal”.

Recentemente, o Governo também deu “luz verde” à criação de um mecanismo que prevê a entrada automática destes cidadãos em Portugal, bem como de um programa ao abrigo do qual os refugiados ucranianos que cheguem ao país recebem de forma automática um número de identificação fiscal, de Segurança Social e de utente, o que facilitará a sua integração profissional.

Segundo a Agência da ONU para os Refugiados, mais de meio milhão de pessoas já fugiram da Ucrânia para países vizinhos, desde que a Rússia decidiu invadir esse país. Tanto os Estados Unidos, como a União Europeia já impuseram sanções contra a Rússia face a essa ofensiva militar, mas Vladimir Putin ainda não cedeu. Há, no entanto, negociações de paz em curso.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

IEFP já tem 7.500 ofertas de trabalho para refugiados ucranianos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião