Mercado britânico de seguros fecha porta às empresas russas

  • ECO Seguros
  • 3 Março 2022

As empresas de seguros e resseguro baseadas no Reino Unido vão ser proibidas de tomar riscos e efetuarem transações financeiras relacionadas com uma entidade russa ou para utilização na Rússia.

A Rússia vai ser banida do mercado londrino de seguros, um dos centros globais do setor, decidiu o Tesouro do Reino Unido reforçando as sanções internacionais contra a Rússia após a invasão da Ucrânia.

As empresas russas da “indústria aeronáutica ou espacial serão impedidas de utilizar direta ou indiretamente os serviços de seguros ou resseguros baseados no Reino Unido”, anunciou o governo do Reino Unido em resposta à invasão da Ucrânia pela Rússia.

Esta medida adicional tem como objetivo “reduzir as vantagens de que beneficiam as entidades russas por terem acesso ao mercado global de seguros e resseguros, afirma um comunicado da chancelaria de Finanças (HM Treasury), liderada pelo ministro Rishi Sunak. Prometendo detalhes do decreto para breve, o Governo explica que “introduzirá legislação para proibir os fornecedores de seguros e resseguros com sede no Reino Unido de efetuarem transações financeiras relacionadas com uma entidade russa ou para utilização na Rússia”.

Através do Lloyd’s of London e de outros operadores que desenvolvem atividade comercial fora do hub Lloyd’s, “o Reino Unido é um líder mundial no mercado global de (re)seguros”. Com a adoção da medida, o governo britânico “demonstra o seu empenho aplicando sanções económicas sérias” em resposta à invasão da Ucrânia, reforça.

As coberturas de aviação, juntamente com os seguros marítimos e de energia, estão entre os negócios mais representativos do mercado Lloyd’s. De acordo com números da agência Reuters, os segmentos marítimo, aeronáutico e transportes representaram, em 2020, cerca de 3 mil milhões de libras esterlinas (3,6 mil milhões de euros) em prémios de seguro e 1,5 mil milhões em resseguro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mercado britânico de seguros fecha porta às empresas russas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião